Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrancher, Vantoir Roberto
dc.creatorFontinele, Carmem Rosane Tauchen
dc.date.accessioned2019-04-02T12:48:11Z
dc.date.available2019-04-02T12:48:11Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16034
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe abstract includes the democratic administration and the perception of Scholar's members concerning about their college presentations in two public schools is located in the district of Santa Maria, of Rio Grande do Sul, during March to July of 2011.In this work we search to know: which are the perception of the members of School Pieces of two public schools, of District of Santa Maria, about Democratic Administration? How has the performance of these members been close to the respective piece of advice? In connection with this actions, this research has as main principle to analise an perception of the school advisers about the democratic administration, as with your action as member of this school. The main principle of the present studies are for representation segment (teachers, employees, students and parents). To present researches if characterizes for being of qualitative character in relation to the rising and analysis of the data, ruled in the writings of Sampieri, Lúcio and Collado (2006), Minayo and Sanches (1993). The collection of data happened through questionnaires with open subjects that were distributed by the researcher to the interviewees, members of File School. The data were analyzed qualitative through the procedure content analysis, described by Bardin (1979). On the point of view of their contributions, this studies supplies important implications for the development of human being actions and practices that seek to enlarge the school movement community's in the participation of masters and in the process of the antecipation of decisions of the schools. On the other hand, it can contribute to the right choice that allow to became true the relevant office that School Files represents, as well as to create conditions for the participation of all the members.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democrática na educaçãopor
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectDemocratic administration in the educationeng
dc.subjectSchool fileeng
dc.subjectSchool communityeng
dc.titleGestão democrática: o conselho escolar e a sua atuação em duas escolas públicas estaduais do município de Santa Mariapor
dc.title.alternativeDemocratic administration: the school piece advice in two public schools from district of Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho abrange a gestão democrática e a percepção dos membros do Conselho Escolar acerca das suas participações nos colegiados das duas escolas públicas estaduais, localizadas no município de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul, no período de março a julho de 2011. Nesse trabalho buscamos conhecer: qual a percepção dos membros dos Conselhos Escolares de duas escolas públicas, do município de Santa Maria, sobre a gestão democrática? Como tem sido a atuação destes membros junto ao respectivo conselho? Com base nestas inquietações, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepção dos conselheiros escolares a respeito da gestão democrática, assim como a sua atuação como membro desse colegiado. Os objetivos específicos do presente estudo consistem em: (I) caracterizar as escolas públicas estudadas; (II) verificar o conhecimento existente sobre o Conselho Escolar, segundo a percepção dos membros entrevistados; (III) identificar a atuação do Conselho Escolar na gestão escolar, segundo a visão dos respondentes; (IV) verificar a percepção dos entrevistados sobre gestão democrática e; por fim (V) identificar a forma de participação dos membros do conselho escolar, por segmento de representação (professores, funcionários, alunos e pais). A presente pesquisa se caracteriza por ser de caráter qualitativo em relação ao levantamento e análise dos dados, pautado nos escritos de Sampieri, Lucio e Collado (2006), Minayo e Sanches (1993). A coleta de dados ocorreu através de questionários com questões abertas que foram distribuídos pela pesquisadora aos entrevistados, membros do Conselho Escolar. Os dados foram analisados qualitativamente através do procedimento análise de conteúdo, descrito por Bardin (1979). Do ponto de vista das suas contribuições, este estudo fornece importantes implicações para o desenvolvimento de ações e práticas que visem ampliar a motivação da comunidade escolar na participação em colegiados e no processo de tomada de decisões das escolas. Além disso, pode contribuir no delineamento de estratégias que permitam tornar mais claro o relevante papel que os Conselhos Escolares exercem, bem como para criar condições para participação de todos os envolvidos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto