dc.contributor.advisor | Brancher, Vantoir Roberto | |
dc.creator | Fontinele, Carmem Rosane Tauchen | |
dc.date.accessioned | 2019-04-02T12:48:11Z | |
dc.date.available | 2019-04-02T12:48:11Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16034 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The abstract includes the democratic administration and the perception of Scholar's
members concerning about their college presentations in two public schools is
located in the district of Santa Maria, of Rio Grande do Sul, during March to July of
2011.In this work we search to know: which are the perception of the members of
School Pieces of two public schools, of District of Santa Maria, about Democratic
Administration? How has the performance of these members been close to the
respective piece of advice? In connection with this actions, this research has as main
principle to analise an perception of the school advisers about the democratic
administration, as with your action as member of this school. The main principle of
the present studies are for representation segment (teachers, employees, students
and parents). To present researches if characterizes for being of qualitative character
in relation to the rising and analysis of the data, ruled in the writings of Sampieri,
Lúcio and Collado (2006), Minayo and Sanches (1993). The collection of data
happened through questionnaires with open subjects that were distributed by the
researcher to the interviewees, members of File School. The data were analyzed
qualitative through the procedure content analysis, described by Bardin (1979). On
the point of view of their contributions, this studies supplies important implications for
the development of human being actions and practices that seek to enlarge the
school movement community's in the participation of masters and in the process of
the antecipation of decisions of the schools. On the other hand, it can contribute to
the right choice that allow to became true the relevant office that School Files represents, as well as to create conditions for the participation of all the members. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática na educação | por |
dc.subject | Conselho escolar | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.subject | Democratic administration in the education | eng |
dc.subject | School file | eng |
dc.subject | School community | eng |
dc.title | Gestão democrática: o conselho escolar e a sua atuação em duas escolas públicas estaduais do município de Santa Maria | por |
dc.title.alternative | Democratic administration: the school piece advice in two public schools from district of Santa Maria | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho abrange a gestão democrática e a percepção dos membros do
Conselho Escolar acerca das suas participações nos colegiados das duas escolas
públicas estaduais, localizadas no município de Santa Maria, estado do Rio Grande
do Sul, no período de março a julho de 2011. Nesse trabalho buscamos conhecer:
qual a percepção dos membros dos Conselhos Escolares de duas escolas públicas,
do município de Santa Maria, sobre a gestão democrática? Como tem sido a
atuação destes membros junto ao respectivo conselho? Com base nestas
inquietações, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepção dos
conselheiros escolares a respeito da gestão democrática, assim como a sua atuação
como membro desse colegiado. Os objetivos específicos do presente estudo
consistem em: (I) caracterizar as escolas públicas estudadas; (II) verificar o
conhecimento existente sobre o Conselho Escolar, segundo a percepção dos
membros entrevistados; (III) identificar a atuação do Conselho Escolar na gestão
escolar, segundo a visão dos respondentes; (IV) verificar a percepção dos
entrevistados sobre gestão democrática e; por fim (V) identificar a forma de
participação dos membros do conselho escolar, por segmento de representação
(professores, funcionários, alunos e pais). A presente pesquisa se caracteriza por
ser de caráter qualitativo em relação ao levantamento e análise dos dados, pautado
nos escritos de Sampieri, Lucio e Collado (2006), Minayo e Sanches (1993). A coleta
de dados ocorreu através de questionários com questões abertas que foram
distribuídos pela pesquisadora aos entrevistados, membros do Conselho Escolar. Os
dados foram analisados qualitativamente através do procedimento análise de
conteúdo, descrito por Bardin (1979). Do ponto de vista das suas contribuições, este
estudo fornece importantes implicações para o desenvolvimento de ações e práticas
que visem ampliar a motivação da comunidade escolar na participação em
colegiados e no processo de tomada de decisões das escolas. Além disso, pode
contribuir no delineamento de estratégias que permitam tornar mais claro o relevante
papel que os Conselhos Escolares exercem, bem como para criar condições para
participação de todos os envolvidos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |