Investigando a influência das recomendações de produtos online no processo de decisão de compra sob a perspectiva Neuro-IS
Abstract
Diante do surgimento de novas tecnologias que proporcionaram dinamismo à interação entre cliente e empresa, novas oportunidades de negócios se desenrolam, modificando a maneira como os consumidores agem, especialmente no que tange aos aspectos relacionados ao processo de tomada de decisão (SOARES; DOLCI; LUNARDI, 2015). Tais oportunidades foram proporcionadas, em certo nível, pela utilização do conceito do social commerce. Tendo em vista essa relação, para investigar como o construto do social commerce Recomendações de Produtos Online (OPRs) pode influenciar o processo de decisão de compra online, adotou-se a perspectiva Neuro-IS, que alia os conhecimentos da área de Sistemas de Informação (SI) e de Neurociências (DIMOKA et al., 2011; RIEDL et al., 2014; BUETTNER, 2015; VELHO et al., 2016). Assim, procedeu-se um estudo caracterizado i) quanto à abordagem, caráter explicativo e delineamento experimental, ii) quanto às técnicas de coleta de dados, utilizou-se cenários de decisão online, técnica eye tracking e questionário e, iii) quanto à metodologia de análise dos dados, utilizou-se estatísticas descritivas e não paramétricas. Para operacionalização da dissertação, desenvolveu-se um design experimental contemplando dois diferentes cenários de decisão online, combinados à técnica de neurociência, eye tracking e um instrumento que contemplou aspectos de decisão ligados ao conceito de OPRs, visando simular uma situação real de compra em contexto online. Com base na análise dos dados obtidos, pode-se traçar o comportamento de atenção visual dos consumidores durante o processo de decisão de compra em contexto online, além de constatar que as OPRs são consideradas durante o desenvolvimento do processo investigado.
Collections
The following license files are associated with this item:
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Usos sociais do Facebook por migrantes brasileiros na Suécia: identidades, diferenças e dinâmicas interculturais nas redes sociais online.
Foletto, Laura Roratto (2016-03-15)Esta dissertação busca analisar usos sociais que migrantes brasileiros na Suécia fazem de grupos do Facebook relacionados às questões de identidade e diferença. Desenvolvemos uma pesquisa empírica, qualitativa com a ... -
Os antecedentes da satisfação do consumidor em compras online e a sua relação com a intenção de reclamar
Marquetto, Matheus Frohlich (2015-04-24)Com uma abordagem diferenciada das lojas físicas, as lojas online atraem cada vez mais consumidores e, ao contrário do baixo crescimento das vendas no comercio tradicional, elas vem aumentando os seus ganhos. Segundo a ... -
Jogos pedagógicos online para estimular a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Marion, Janete Terezinha (2011-10-14)Este artigo discute a importância dos jogos pedagógicos online como recursos didáticos educacionais, visando atender e garantir as necessidades de aprendizagem desta nova geração de alunos. É uma contribuição às práticas ...