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dc.contributor.advisorAnsuj, Angela Pellegrin
dc.creatorFortes, Honorina de Oliveira
dc.date.accessioned2019-04-02T15:26:56Z
dc.date.available2019-04-02T15:26:56Z
dc.date.issued2005-03-31
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16040
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2005.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to know the reasons and expectations that took students on seeking public technological schools, at secondary and post-secondary levels, in Santa Maria– RS. The schools participated in this study were: the State Highschool, secondary level, Professora Maria Rocha with technical courses in Secretary, Accounting and Computer Science; the Industrial Technical School with technical courses in Electrotechnical, Industrial Automation, Mechanics and Work Safety; the Agricultural Technical School, with technical courses in Geomática, Gardening, Administration, Computer science, Agriculture and Agroindustry. The procedure adopted in data collection was through a questionnaire, elaborated with closed and open subjects. The questionnaire was applied on the second semester of 2003 to all students of the participating schools. The study showed that most of the students came from Santa Maria and its neighboring municipals. Most of those students' families have their own home. The students of higher age group and highest average personal income are from Professora Maria Rocha Highschool. While the highest average family income is from the Industrial Technical School´s students. Most of the parents have incomplete fundamental education, although some parents of students in Eletrotechnical, Work Safety, Geomática, Administration, Gardening and Agriculture have Master's and Doctoral degrees. These parents have diverse professions and that they do not require higher education. The reason that many students seeked technical courses at the Professora Maria Rocha Highschool is that they could not afford to pay private tuition fees, and they also needed to improve their skills for job market. This was not the reason for some students of the federal technical schools, they took their course because they did not passed their university entrance examinations and while waiting for the next ones they took technical courses. For others, because they wanted to get into the job market faster. However the expectation for all students was to improve themselves in order to enter or to stay in the job market.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectEnsino técnicopor
dc.subjectEnsino de 2º graupor
dc.subjectProfissionalizaçãopor
dc.subjectStatisticeng
dc.subjectTeaching technicianeng
dc.subjectMedium technicianeng
dc.subjectVocational teachingeng
dc.subjectProfissionalizationeng
dc.titleO ensino público tecnológico em Santa Maria – RS: clientes e expectativaspor
dc.title.alternativeThe technological public teaching in Santa Maria – RS: clients and expectationseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEstatística e Modelagem Quantitativapor
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é conhecer os motivos e as expectativas que levaram os alunos a procurarem o Ensino Público Tecnológico em Santa Maria – RS, a nível médio e pós-médio. As escolas que fizeram parte deste estudo foram: a Escola Estadual de Nível Médio Professora Maria Rocha com os Cursos Técnicos de Secretariado, Contabilidade e Informática; o Colégio Técnico Industrial com os Cursos Técnicos em Eletrotécnica, Automação Industrial, Mecânica e Segurança no Trabalho; o Colégio Técnico Agrícola, com os Cursos Técnicos em Geomática, Jardinagem, Administração, Informática, Agropecuária e Agroindústria. O procedimento adotado para a coleta dos dados foi um questionário elaborado com questões fechadas e abertas. O questionário foi aplicado a todos os alunos das escolas em estudo, no segundo semestre de 2003. A partir dos dados coletados, foi feita a análise descritiva dos mesmos. O estudo mostrou que a maioria dos alunos é procedente de Santa Maria e municípios vizinhos. A maioria das famílias desses alunos mora em casa própria. Os alunos de maior faixa etária estão nos cursos da Escola Estadual de Nível Médio Professora Maria Rocha. A maior renda média pessoal encontra-se com os alunos da Escola Estadual de Nível Médio Professora Maria Rocha, enquanto que a renda média familiar é superior nos cursos do Colégio Técnico Industrial. O grau de instrução da maioria dos pais é o ensino fundamental incompleto, embora nos cursos de Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Geomática, Administração, Jardinagem e Agropecuária existem pais que possuem curso de mestrado e doutorado. Os pais desses alunos exercem as mais diversas profissões, das quais não exigem ensino superior. O motivo da procura de muitos alunos nos Cursos Técnicos da Escola Estadual de Nível Médio Professora Maria Rocha é devido a falta de condições de pagar um curso particular e, necessitando manter-se no mercado precisam aperfeiçoar-se. Isso não acontece com a maioria dos alunos dos cursos técnicos dos Colégios Federais, que procuram o curso por não conseguirem aprovação no vestibular e enquanto se preparam para o próximo vão cursando um curso técnico. Outros, porque querem entrar mais rápido no mercado de trabalho. A expectativa dos alunos, tanto dos cursos da Escola Estadual como dos Colégios Federais, é buscar aperfeiçoamento para ingressar ou para manter-se no mercado de trabalho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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