Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSagrillo, Daniele Rorato
dc.creatorFernandes, Rodrigo Blasckesi
dc.date.accessioned2019-04-03T14:07:15Z
dc.date.available2019-04-03T14:07:15Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16054
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present paper has as issue the inclusion public politics with emphasis in the course of Didactic and Pedagogical Procedures Applicable in History and Afro- Brazilian culture promoted by Federal University of Rio Grande do Sul in partnership with the Educational Department of São Leopoldo – RS. The main goal is the analysis of the course implication with the effective of democratic management in this educational system preparing teachers to work with cultural diversity-especially for the African and Afro-Brazilian issue. Methodologically, it was used document analysis, the course project was the main source of analysis in two categories: the participation of students and the continuing education of teachers. So, it was possible to establish a discussion about these categories and the democratic management of the education. The research shows that the insertion process of Afro-Brazilian theme in schools can contribute on the education process of effective of management, however it should be noted that these actions should take into consideration the broader context in order to involve the school community participation. This implies that educators, parents, students and employees decide about destinations and the identity of their schools units.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectTemática afrobrasileirapor
dc.subjectEducational politicseng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectAfro-brazilian themeeng
dc.titlePolíticas educacionais: o curso procedimentos didático-pedagógicos aplicáveis em história e cultura afro-brasileira em análisepor
dc.title.alternativeEducational politics: the course didactic and pedagogical procedures applicable in history and afro-brazilian culture revieweng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema a questão das políticas públicas de inclusão, com ênfase no Curso Procedimentos Didático-pedagógicos Aplicáveis em História e Cultura Afro-brasileira, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em parceria com a secretaria Municipal de Educação da cidade de São Leopoldo - RS. O principal objetivo dessa pesquisa é analisar as implicações do curso com a efetivação da gestão democrática neste sistema de ensino, ao instrumentalizar professores para o trabalho com a diversidade cultural – especialmente para a questão africana e afro-brasileira. Metodologicamente recorreu-se a análise documental, sendo o projeto do curso a principal fonte de análise, a partir de duas categorias: a participação dos cursistas e a questão da formação continuada de professores. Assim foi possível estabelecer uma discussão abordando essas categorias e a gestão democrática da educação. A pesquisa revela que o processo de inserção da temática afro-brasileira nas escolas pode contribuir sobremaneira no processo de efetivação da gestão democrática da educação, no entanto, cabe ressaltar que essas ações devem levar em consideração o contexto mais amplo, à fim de envolverem a participação da comunidade escolar. Isso implica que educadores, pais, alunos e funcionários decidam sobre os rumos e a identidade de suas unidades escolares.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto