dc.contributor.advisor | Sagrillo, Daniele Rorato | |
dc.creator | Fernandes, Rodrigo Blasckesi | |
dc.date.accessioned | 2019-04-03T14:07:15Z | |
dc.date.available | 2019-04-03T14:07:15Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16054 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present paper has as issue the inclusion public politics with emphasis in the
course of Didactic and Pedagogical Procedures Applicable in History and Afro-
Brazilian culture promoted by Federal University of Rio Grande do Sul in partnership
with the Educational Department of São Leopoldo – RS. The main goal is the
analysis of the course implication with the effective of democratic management in this
educational system preparing teachers to work with cultural diversity-especially for
the African and Afro-Brazilian issue. Methodologically, it was used document
analysis, the course project was the main source of analysis in two categories: the
participation of students and the continuing education of teachers. So, it was possible
to establish a discussion about these categories and the democratic management of
the education. The research shows that the insertion process of Afro-Brazilian theme
in schools can contribute on the education process of effective of management,
however it should be noted that these actions should take into consideration the
broader context in order to involve the school community participation. This implies
that educators, parents, students and employees decide about destinations and the
identity of their schools units. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas educacionais | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Temática afrobrasileira | por |
dc.subject | Educational politics | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Afro-brazilian theme | eng |
dc.title | Políticas educacionais: o curso procedimentos didático-pedagógicos aplicáveis em história e cultura afro-brasileira em análise | por |
dc.title.alternative | Educational politics: the course didactic and pedagogical procedures applicable in history and afro-brazilian culture review | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como tema a questão das políticas públicas de inclusão,
com ênfase no Curso Procedimentos Didático-pedagógicos Aplicáveis em História e
Cultura Afro-brasileira, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
em parceria com a secretaria Municipal de
Educação da cidade de São Leopoldo - RS. O principal objetivo dessa pesquisa é
analisar as implicações do curso com a efetivação da gestão democrática neste
sistema de ensino, ao instrumentalizar professores para o trabalho com a
diversidade cultural – especialmente para a questão africana e afro-brasileira.
Metodologicamente recorreu-se a análise documental, sendo o projeto do curso a
principal fonte de análise, a partir de duas categorias: a participação dos cursistas e
a questão da formação continuada de professores. Assim foi possível estabelecer
uma discussão abordando essas categorias e a gestão democrática da educação. A
pesquisa revela que o processo de inserção da temática afro-brasileira nas escolas
pode contribuir sobremaneira no processo de efetivação da gestão democrática da
educação, no entanto, cabe ressaltar que essas ações devem levar em
consideração o contexto mais amplo, à fim de envolverem a participação da
comunidade escolar. Isso implica que educadores, pais, alunos e funcionários
decidam sobre os rumos e a identidade de suas unidades escolares. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |