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dc.contributor.advisorMoura, Gilnei Luiz de
dc.creatorDamião, Matheus Ceretta
dc.date.accessioned2016-05-12T15:46:20Z
dc.date.available2016-05-12T15:46:20Z
dc.date.issued2012-12-19
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1605
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis article aims to establish the ratio between the accidents severity on determined place on BR 287 road with existing vegetation alongside the road. It is based on a study case, analyzed by the Federal Highway Patrol (PRF) database and achieves the analysis of accidents on the stretch between points km 330 and km 393 of this road, in the last thirty-six months. Initially, it made a literature review on traffic accidents, road safety and the vegetation alongside the road, using for this scientific journals, articles, monographs, government sites, among others. Then, it made search for information on accidents that have occurred in the region with data obtained in a research of PRF system, property called BrBrasil, where accidents occurred in the federals highway are recorded. Finally, it is concluded that there is a correlation between the high mortality rate and presence of vegetation existent alongside the road, therefore requiring road safe actions that minimizes damage from accidents in which there is a collision with trees and proposes alternatives to avoid this type of collision.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSegurança viáriapor
dc.subjectAcidentes de trânsitopor
dc.subjectÁrvorespor
dc.subjectRodovia BR 287por
dc.titleEstudo da gravidade dos acidentes em colisões com árvores na BR 287por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo procura estabelecer a relação da gravidade dos acidentes ocorridos em um determinado trecho da rodovia BR 287 com a vegetação existente na faixa de domínio. Ele está baseado em estudo de caso, analisado através da base de dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e compreende a análise dos acidentes ocorridos no trecho entre os marcos quilométricos Km 330 e Km 393 desta rodovia, nos últimos trinta e seis meses. Inicialmente faz-se uma revisão da literatura sobre os acidentes de trânsito, segurança viária e a vegetação na faixa de domínio, utilizando para tanto periódicos, artigos, monografias, sítios de órgãos governamentais, entre outros. Em seguida, é feito um levantamento dos acidentes que ocorreram na região com dados obtidos através de uma pesquisa no sistema BrBrasil do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, onde são registrados eletronicamente os boletins de acidentes ocorridos em rodovias federais, fazendo-se uma análise da gravidade dos acidentes ocorridos. Por fim, conclui-se que há uma correlação entre o elevado número de mortes e a presença da vegetação atual na faixa de domínio, sendo necessário realizar ações de segurança viária que minimizem os danos decorrentes dos acidentes em que há colisão com árvores e propõem-se alternativas para evitar este tipo de acidente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Gestão Pública - EaD [307]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

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