Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrüger, Leonardo Germano
dc.creatorFranz, Aline
dc.date.accessioned2019-04-04T12:02:53Z
dc.date.available2019-04-04T12:02:53Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16064
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis research aimed at to analyze the school community's participation in the reconstruction of the Pedagogic Political Project of a Municipal School of Fundamental Teaching of the rural area of the municipal district of Novo Barreiro/RS, it looked for to investigate this reconstruction was constituted in an instrument of Democratic Administration. The present work if it constitutes in case study, developed through qualitative study, in that the Political-pedagogic Project of the School was analyzed taking into account existent aspects of a democratic administration, as the participation of all the subjects involved by the School. They were used besides bibliographical research, analysis of the Pedagogic Political Project, visits the school for observations of as it happened that reconstruction, looking for to contemplate on the Real paper of the Pedagogic Political Project. They took place interviews with the faculty, direction, pedagogic coordination and families, the interviews were recorded, transcribed and analyzed in agreement with content analysis. It was verified that the of reconstruction of the referred Pedagogic Political Project is constituted in a process of Democratic Administration, because it included the whole school community (parents, students and teachers) in a process of decentralization of power.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectSchool communityeng
dc.subjectDemocratic administrationeng
dc.titleA reconstrução do projeto políticopedagógico em uma escola municipal da zona rural de Novo Barreiro/RSpor
dc.title.alternativeThe reconstruction of the pedagogic political project in a teaching of the rural area Novo Barreiro/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou analisar se a participação da comunidade escolar na reconstrução do projeto político-pedagógico de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da zona rural do município de Novo Barreiro/RS pode ser considerado como um instrumento de gestão democrática. O presente trabalho caracterizou-se como estudo de caso qualitativo, em que foi analisado o projeto político-pedagógico da Escola levando em conta aspectos existentes de uma gestão democrática, como a participação dos sujeitos envolvidos pela Escola. Foram utilizados além de pesquisa bibliográfica, visita a escola para observações de como ocorreu essa reconstrução. Realizou-se entrevistas com o corpo docente, direção, coordenação pedagógica e famílias. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Foi realizada a análise descritiva do conteúdo coletado. Constatou-se que a reconstrução do referido projeto político-pedagógico se constitui em um processo de Gestão Democrática, pois abrangeu toda a comunidade escolar (pais, alunos e professores) em um processo de descentralização de poder.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto