Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorFernandes, Telma Santos
dc.date.accessioned2019-04-04T12:16:03Z
dc.date.available2019-04-04T12:16:03Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16065
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe importance of democratic participative school management in formation of readers of the elementary education was the central axis of this bibliographic research. In order to identify and recognize the conception of many authors who focus on this subject, we attempt to understand the principles that guide the democratic management, which are the School Council, the Pedagogical Political Project, election of directors and financial decentralization, and then identify how they can positively interfere in the pursuit of reproduce in schools children and young readers in their widest sense. That they are not only able to decipher the code written, but they can understand, reflect, interpret, criticize, read between the lines and develop a taste for reading. As well as pave the way for changing attitudes and values, promoting advances in their personal, professional and school life. It was in this sense that the survey was conducted, trying to understand why the current school is not satisfying these needs, whether it's one of its fundamental principles, and how the democratic management can promote significant advances in the formation of the reader, once committed to its guiding principles. We realize that the direct intervention of management with teachers, promoting studies, planning and a continuous training, also in order to develop a taste for reading in the teachers, would be one of the crucial points, as these are the ones that have more contact with students and can lead to real change. Also take parents to school, making them realize the role of adults on the formation of reading in children. And lastly, we have seen as the work of the school library can play an indispensable role, with the support of school management, with literature for children and youth to develop a taste for reading and allow the formation for citizenship.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectLeitorpor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectReadereng
dc.titleA importância da gestão democrática escolar na formação do leitorpor
dc.title.alternativeImportance of democratic school management in readers formationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA importância da gestão escolar democrática participativa na formação do leitor da educação básica constituiu o eixo central dessa pesquisa bibliográfica. A fim de identificar e reconhecer a concepção de diversos autores que se debruçam sobre esse tema, buscamos compreender os princípios que norteiam a gestão democrática, que são o Conselho Escolar, o Projeto Político Pedagógico, eleição para diretores e a descentralização financeira, para então identificar como eles poderão interferir positivamente na busca de reproduzir nas escolas, crianças e jovens leitores em seu sentido mais amplo. Que não sejam capazes apenas de decifrar o código da escrita, e sim, que possam compreender, refletir, interpretar, criticar, ler as entrelinhas e desenvolver o gosto pela leitura. Bem como abrir caminho para mudanças de atitudes, de valores, promovendo avanços na vida escolar, pessoal e profissional. Foi nesse sentido que a pesquisa se enveredou, buscando entender porque a escola atual não vem satisfazendo essas necessidades, se essa é um dos seus princípios fundamentais, e como a gestão democrática pode promover avanços significativos na formação do leitor, uma vez comprometida com seus princípios norteadores. Constatamos que a intervenção direta da gestão com os professores, promovendo estudos, planejamentos e uma formação contínua, visando desenvolver também no professor o gosto pela leitura, seria um dos pontos cruciais, pois estes são os que mais têm contato com os estudantes e que podem provocar a verdadeira mudança. Levar também os pais para a escola, fazendo-os perceber o papel do adulto na formação da leitura nas crianças. E vimos por último, como o trabalho da biblioteca escolar pode contribuir de forma indispensável, com o apoio da gestão escolar, com a literatura infantojuvenil para desenvolver o gosto pela leitura e possibilitar a formação para a cidadania.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto