dc.contributor.advisor | Schmidt, Alberto Souza | |
dc.creator | Feltrin, Loreci Terezinha Paim | |
dc.date.accessioned | 2019-04-04T13:56:40Z | |
dc.date.available | 2019-04-04T13:56:40Z | |
dc.date.issued | 2007-11-08 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16067 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Agente de Inovação Tecnológica, RS, 2007. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Qualidade de vida | por |
dc.title | A educação ambiental em escolas municipais: um estudo de caso | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Agente de Inovação Tecnológica | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho, através de um estudo de caso, visa analisar a
abordagem do tema educação ambiental no Ensino Fundamental tomando como
exemplo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena. Para melhor
desenvolver a pesquisa primeiramente foi realizado um levantamento das condições
sócio-ambientais da comunidade escolar identificando as atividades relativas a
Educação Ambiental bem como verificar a contextualização das atividades relativas
a Educação Ambiental no âmbito de atuação da escola. Através de utilização de
questionário foi feito o levantamento dos aspectos sócio-econômicos-culturais da
comunidade o que possibilitou uma melhor compreensão com relação as atitudes e
interesses dos elementos envolvidos. Por meio de visitas a escola e conversa
informal com os professores foi possível verificar o interesse relativo as orientações
com relação a Educação Ambiental bem como a decisão em documentar as
atividades relacionadas a mesma, uma vez que até o momento estas atividades
eram desenvolvidas sem registro, o que agora passou a fazer parte de projetos onde
os professores interagem e multidisciplinarmente desenvolvem os temas buscando
fazer com que os alunos possam assim adquirir mais informações ampliando seus
conhecimentos e gerando novos focos de interesse levando-os a constante estado
de reflexão e pesquisa. É importante salientar que as atividades coletivas resultaram
na melhora da qualidade de vida de toda a comunidade onde a escola está inserida.
Estamos frente a um novo cidadão que percebe constantemente sua função na
sociedade como ser integrante do contexto ambiental responsabilizando-se pelas
ações e que pode mudar o rumo das questões ambientais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |