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dc.contributor.advisorSchmidt, Alberto Souza
dc.creatorFeltrin, Loreci Terezinha Paim
dc.date.accessioned2019-04-04T13:56:40Z
dc.date.available2019-04-04T13:56:40Z
dc.date.issued2007-11-08
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16067
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Agente de Inovação Tecnológica, RS, 2007.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.titleA educação ambiental em escolas municipais: um estudo de casopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAgente de Inovação Tecnológicapor
dc.description.resumoO presente trabalho, através de um estudo de caso, visa analisar a abordagem do tema educação ambiental no Ensino Fundamental tomando como exemplo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena. Para melhor desenvolver a pesquisa primeiramente foi realizado um levantamento das condições sócio-ambientais da comunidade escolar identificando as atividades relativas a Educação Ambiental bem como verificar a contextualização das atividades relativas a Educação Ambiental no âmbito de atuação da escola. Através de utilização de questionário foi feito o levantamento dos aspectos sócio-econômicos-culturais da comunidade o que possibilitou uma melhor compreensão com relação as atitudes e interesses dos elementos envolvidos. Por meio de visitas a escola e conversa informal com os professores foi possível verificar o interesse relativo as orientações com relação a Educação Ambiental bem como a decisão em documentar as atividades relacionadas a mesma, uma vez que até o momento estas atividades eram desenvolvidas sem registro, o que agora passou a fazer parte de projetos onde os professores interagem e multidisciplinarmente desenvolvem os temas buscando fazer com que os alunos possam assim adquirir mais informações ampliando seus conhecimentos e gerando novos focos de interesse levando-os a constante estado de reflexão e pesquisa. É importante salientar que as atividades coletivas resultaram na melhora da qualidade de vida de toda a comunidade onde a escola está inserida. Estamos frente a um novo cidadão que percebe constantemente sua função na sociedade como ser integrante do contexto ambiental responsabilizando-se pelas ações e que pode mudar o rumo das questões ambientais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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