dc.contributor.advisor | Krum, Myrian Cunha | |
dc.creator | Figueira, Michele Spall | |
dc.date.accessioned | 2019-04-04T14:10:09Z | |
dc.date.available | 2019-04-04T14:10:09Z | |
dc.date.issued | 2010-12-10 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16068 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The study proposed to consider conducting the guidelines (concepts,
paradigms and intentions) of the school work in the present political-pedagogical
project for a Primary School in the Municipality of Santa Maria objectively exposed or
between the lines and compared them to the information obtained by through
questionnaires sent to members of various departments of the school community
involved in education in order to verify the existence of such interaction with the
proposed school as well as information about her. After collecting and crossing data
was analyzed what kind of management is documented and what happened in
school management, and noted significant efforts in democratization of the
management and sharing of responsibilities. The relevance of this paper lies in
clarifying and emphasizing the importance of participatory involvement and
engagement of the school community in developing, implementing and adjusting /
updating of political-pedagogical project in all its stages, and the management of the
school includes spaces, with ever seen in civic education and the practical exercise
of democracy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Caráter político | por |
dc.subject | Caráter pedagógico | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Political character | eng |
dc.subject | Pedagogical character | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | Concepções, paradigmas e intencionalidades: confluências entre o caráter político e o pedagógico da gestão escolar | por |
dc.title.alternative | Conceptions, paradigms and intentionally: confluence between the political character and the pedagogical school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O estudo propôs-se considerar as diretrizes condutoras (concepções,
paradigmas e intencionalidades) do trabalho escolar presentes no projeto políticopedagógico
de uma Escola de Ensino Fundamental da rede municipal de Santa
Maria expostas objetivamente ou nas entrelinhas e comparou-as às informações
obtidas por meio de questionários enviados a membros de diferentes instâncias da
comunidade escolar envolvidas no processo educativo, a fim de verificar a existência
ou não de interação destas com a proposta da escola assim como de informação
acerca dela. Após a coleta e o cruzamento dos dados, foi analisado que tipo de
gestão se documentava e que tipo de gestão ocorria na escola, sendo constatados
importantes esforços na democratização da gestão e no compartilhamento de
responsabilidades. A pertinência do estudo reside no esclarecimento e ênfase da
importância do envolvimento participativo e engajamento da comunidade escolar na
elaboração, aplicação e ajustamento/ atualização do projeto político-pedagógico, em
todas as suas etapas, e na gestão dos espaços que a escola compreende, com
vistas sempre na formação cidadã e no exercício prático da democracia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |