Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorFigueira, Michele Spall
dc.date.accessioned2019-04-04T14:10:09Z
dc.date.available2019-04-04T14:10:09Z
dc.date.issued2010-12-10
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16068
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe study proposed to consider conducting the guidelines (concepts, paradigms and intentions) of the school work in the present political-pedagogical project for a Primary School in the Municipality of Santa Maria objectively exposed or between the lines and compared them to the information obtained by through questionnaires sent to members of various departments of the school community involved in education in order to verify the existence of such interaction with the proposed school as well as information about her. After collecting and crossing data was analyzed what kind of management is documented and what happened in school management, and noted significant efforts in democratization of the management and sharing of responsibilities. The relevance of this paper lies in clarifying and emphasizing the importance of participatory involvement and engagement of the school community in developing, implementing and adjusting / updating of political-pedagogical project in all its stages, and the management of the school includes spaces, with ever seen in civic education and the practical exercise of democracy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCaráter políticopor
dc.subjectCaráter pedagógicopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPolitical charactereng
dc.subjectPedagogical charactereng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleConcepções, paradigmas e intencionalidades: confluências entre o caráter político e o pedagógico da gestão escolarpor
dc.title.alternativeConceptions, paradigms and intentionally: confluence between the political character and the pedagogical school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO estudo propôs-se considerar as diretrizes condutoras (concepções, paradigmas e intencionalidades) do trabalho escolar presentes no projeto políticopedagógico de uma Escola de Ensino Fundamental da rede municipal de Santa Maria expostas objetivamente ou nas entrelinhas e comparou-as às informações obtidas por meio de questionários enviados a membros de diferentes instâncias da comunidade escolar envolvidas no processo educativo, a fim de verificar a existência ou não de interação destas com a proposta da escola assim como de informação acerca dela. Após a coleta e o cruzamento dos dados, foi analisado que tipo de gestão se documentava e que tipo de gestão ocorria na escola, sendo constatados importantes esforços na democratização da gestão e no compartilhamento de responsabilidades. A pertinência do estudo reside no esclarecimento e ênfase da importância do envolvimento participativo e engajamento da comunidade escolar na elaboração, aplicação e ajustamento/ atualização do projeto político-pedagógico, em todas as suas etapas, e na gestão dos espaços que a escola compreende, com vistas sempre na formação cidadã e no exercício prático da democracia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto