dc.contributor.advisor | Magnago, Karine Faverzani | |
dc.creator | Fillipin, Eliane Maria Rosa | |
dc.date.accessioned | 2019-04-04T15:13:18Z | |
dc.date.available | 2019-04-04T15:13:18Z | |
dc.date.issued | 2011-08-12 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16071 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work was done in order to make use of mathematical modeling as an
alternative to the teaching and learning of mathematics and offer a greater
interaction with the ethnomathematics, paying attention to the knowledge acquired
by students in their home environment (day by day). The study was conducted at
the Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides Pinto Ribas, located in
Itaara - RS, with a target composed by students in the 6th grade. The
representation through drawings of two different environments (school and home),
made by the students, as the first activity, is an important motivating point to
continue the subsequent modeling activities as well as the development of
mathematical content involved. In order to stimulate the organization and data
collection and give the students an opportunity to learn mathematics in a way
different from the traditional classroom activities and thus promote the interest of
the mathematical content students learned in the classroom. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Modelagem matemática | por |
dc.subject | Etnomatemática | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Mathematical modeling | eng |
dc.subject | Ethnomathematics | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.title | Modelagem e etnomodelagem matemática: desenvolvendo um projeto em uma escola de ensino fundamental de Itaara | por |
dc.title.alternative | Mathematical modeling e ethnomathematics: developing a project in a elementary school of itaara | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Matemática | por |
dc.description.resumo | Este trabalho foi elaborado com o propósito de fazer uso de modelagem
matemática como uma alternativa ao processo de ensino e aprendizagem da
matemática e propor uma maior interação com a etnomatematica, dando atenção
ao conhecimento adquirido pelos alunos em seus ambientes familiares (dia a dia).
O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides
Pinto Ribas, localizada em Itaara – RS, tendo como público alvo os alunos do 6º
ano. A representação através de desenhos de dois ambientes (escolar e
domiciliar), feito pelos alunos, como primeira atividade, é o ponto motivador para
dar continuidade às atividades de modelagem seguintes como também o
desenvolvimento do conteúdo matemático envolvido, com o objetivo de estimular a
organização e coleta de dados e dar ao aluno oportunidade de aprender
matemática de uma maneira diferenciada da aula tradicional e, assim promover o
interesse dos estudantes pelos conteúdos matemáticos aprendido na sala de aula. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |