Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMagnago, Karine Faverzani
dc.creatorFillipin, Eliane Maria Rosa
dc.date.accessioned2019-04-04T15:13:18Z
dc.date.available2019-04-04T15:13:18Z
dc.date.issued2011-08-12
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16071
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work was done in order to make use of mathematical modeling as an alternative to the teaching and learning of mathematics and offer a greater interaction with the ethnomathematics, paying attention to the knowledge acquired by students in their home environment (day by day). The study was conducted at the Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides Pinto Ribas, located in Itaara - RS, with a target composed by students in the 6th grade. The representation through drawings of two different environments (school and home), made by the students, as the first activity, is an important motivating point to continue the subsequent modeling activities as well as the development of mathematical content involved. In order to stimulate the organization and data collection and give the students an opportunity to learn mathematics in a way different from the traditional classroom activities and thus promote the interest of the mathematical content students learned in the classroom.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectModelagem matemáticapor
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMathematical modelingeng
dc.subjectEthnomathematicseng
dc.subjectLearningeng
dc.titleModelagem e etnomodelagem matemática: desenvolvendo um projeto em uma escola de ensino fundamental de Itaarapor
dc.title.alternativeMathematical modeling e ethnomathematics: developing a project in a elementary school of itaaraeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Matemáticapor
dc.description.resumoEste trabalho foi elaborado com o propósito de fazer uso de modelagem matemática como uma alternativa ao processo de ensino e aprendizagem da matemática e propor uma maior interação com a etnomatematica, dando atenção ao conhecimento adquirido pelos alunos em seus ambientes familiares (dia a dia). O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides Pinto Ribas, localizada em Itaara – RS, tendo como público alvo os alunos do 6º ano. A representação através de desenhos de dois ambientes (escolar e domiciliar), feito pelos alunos, como primeira atividade, é o ponto motivador para dar continuidade às atividades de modelagem seguintes como também o desenvolvimento do conteúdo matemático envolvido, com o objetivo de estimular a organização e coleta de dados e dar ao aluno oportunidade de aprender matemática de uma maneira diferenciada da aula tradicional e, assim promover o interesse dos estudantes pelos conteúdos matemáticos aprendido na sala de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Matemática [27]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto