dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Filgueira, Donatila Amaro | |
dc.date.accessioned | 2019-04-05T13:57:44Z | |
dc.date.available | 2019-04-05T13:57:44Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16079 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | In recent years, grew the discussions about the need for new
mechanisms of participation of the school community in the process of
democratic management. From these aspects, this monograph
discusses the general considerations of democratic management in the
school context. The main objective of the study was to investigate how
the Pedagogical Political Project - PPP is an instrument of
decentralization and at the same time, how does the democratization of
the school environment. The theoretical framework is mainly based on
the ideas of: Lebanon (2001) and Luck (2006) among other authors,
since the literature is quite extensive. Our gaze focused more on the
scope of PPP in relation to the school environment. The bibliographical
research was developed in a school of the Municipal Education of
Fortaleza, located on the outskirts of the city. In this type of research,
working with the second reading on the subject of theoretical studies and
documents, supplemented by observations and informal interviews. The
analysis was built from the study of the PPP, where it was found that this
document represents a benchmark for the effectiveness of participative
management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Democracy | eng |
dc.title | Projeto político pedagógico: instrumento de gestão participativa | por |
dc.title.alternative | Pedagogical political project: instrument of democratic managment | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Nos últimos anos, cresceram as discussões sobre a necessidade de
novos mecanismos de participação da comunidade escolar no processo
de gestão democrática. A partir desses aspectos, o presente trabalho
monográfico discute sobre as considerações gerais da gestão
democrática no contexto escolar. O objetivo central do estudo foi
investigar como o Projeto Político Pedagógico - PPP se constitui um
instrumento de descentralização e ao mesmo tempo, como se dá a
democratização no universo escolar. A fundamentação teórica é
baseada principalmente nas ideias de: LIBÂNEO (2001) e LUCK (2006)
dentre outros autores, pois a literatura é bastante extensa. Nosso olhar
focalizou mais o alcance do PPP em relação ao ambiente escolar. A
pesquisa do tipo bibliográfico foi desenvolvida numa escola do Sistema
Municipal de Educação de Fortaleza, situada na periferia da cidade.
Nesse tipo de pesquisa, trabalhamos com a releitura teórica sobre o
tema e estudos documentais, complementados com observações e
entrevistas informais. A análise foi construída a partir do estudo do PPP,
onde se constatou que este documento representa um referencial para a
efetivação da gestão participativa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |