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dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorFilgueira, Donatila Amaro
dc.date.accessioned2019-04-05T13:57:44Z
dc.date.available2019-04-05T13:57:44Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16079
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractIn recent years, grew the discussions about the need for new mechanisms of participation of the school community in the process of democratic management. From these aspects, this monograph discusses the general considerations of democratic management in the school context. The main objective of the study was to investigate how the Pedagogical Political Project - PPP is an instrument of decentralization and at the same time, how does the democratization of the school environment. The theoretical framework is mainly based on the ideas of: Lebanon (2001) and Luck (2006) among other authors, since the literature is quite extensive. Our gaze focused more on the scope of PPP in relation to the school environment. The bibliographical research was developed in a school of the Municipal Education of Fortaleza, located on the outskirts of the city. In this type of research, working with the second reading on the subject of theoretical studies and documents, supplemented by observations and informal interviews. The analysis was built from the study of the PPP, where it was found that this document represents a benchmark for the effectiveness of participative management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectManagementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectDemocracyeng
dc.titleProjeto político pedagógico: instrumento de gestão participativapor
dc.title.alternativePedagogical political project: instrument of democratic managmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoNos últimos anos, cresceram as discussões sobre a necessidade de novos mecanismos de participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática. A partir desses aspectos, o presente trabalho monográfico discute sobre as considerações gerais da gestão democrática no contexto escolar. O objetivo central do estudo foi investigar como o Projeto Político Pedagógico - PPP se constitui um instrumento de descentralização e ao mesmo tempo, como se dá a democratização no universo escolar. A fundamentação teórica é baseada principalmente nas ideias de: LIBÂNEO (2001) e LUCK (2006) dentre outros autores, pois a literatura é bastante extensa. Nosso olhar focalizou mais o alcance do PPP em relação ao ambiente escolar. A pesquisa do tipo bibliográfico foi desenvolvida numa escola do Sistema Municipal de Educação de Fortaleza, situada na periferia da cidade. Nesse tipo de pesquisa, trabalhamos com a releitura teórica sobre o tema e estudos documentais, complementados com observações e entrevistas informais. A análise foi construída a partir do estudo do PPP, onde se constatou que este documento representa um referencial para a efetivação da gestão participativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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