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dc.contributor.advisorOliveira, Oséias Santos de
dc.creatorFreitas, Afrânio de Lima
dc.date.accessioned2019-04-05T15:51:43Z
dc.date.available2019-04-05T15:51:43Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16084
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis monographic study addresses the need for a quality education in order to minimize social inequalities, and, to achieve this ideal the resources directed to the education area need to be managed efficiently, objectively, with monitoring and enforcement action. Through analysis of government programs, with a qualitative approach, seeks to understand the current policy of public funding in education existing in Brazil, which are implemented in the city of Fortaleza / CE, their ways of monitoring / control, focusing on the integration of subject school to experience a truly democratic and participatory experience. Initially analyzed in aspects of building the democratic management and participation of the school community, referencing that this will become an efficient way to monitor the resources of education. Then, try to investigate the funding of programs that constitute the Brazilian educational policies, with emphasis on the FUNDEF, recently replaced by FUNDEB the PMDE the PDDE and programs from the Education Development Plan. It appears that often the resources for education are used in a wrong way, which does not provide the full development of educational programs. Reversing this framework requires efforts of governments and society and requires the implementation of public policies that will help overcome the obstacles that arise in all social sectors of the country. Education achieved good results from the construction of an education system that has its basis in a democratic and participatory school that use of autonomy to manage resources, prioritizing their local reality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectFinanciamentopor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectFiscalizaçãopor
dc.subjectPublics schooleng
dc.subjectFinanceeng
dc.subjectQualityeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectSupervisioneng
dc.titleGestão democrática e participativa: possibilidades de planejamento, aplicação e acompanhamento eficiente dos recursos públicos em educaçãopor
dc.title.alternativeDemocratic and participatory management: possibility, efficient implementation and monitoring of resources in public educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho monográfico aborda a necessidade de uma educação de qualidade no intuito de minimizar as desigualdades sociais, sendo que, para o alcance deste ideal os recursos direcionados para a área educacional necessitam ser geridos de forma eficiente, objetiva, com acompanhamento e ação fiscalizadora. Através da análise de programas governamentais, com uma abordagem qualitativa, busca-se compreender as atuais políticas de financiamento público em educação existente no Brasil e que são executadas no município de Fortaleza/CE, suas formas de acompanhamento/controle, apostando na inserção dos sujeitos escolares no sentido de vivenciar uma experiência realmente democrática e participativa. Inicialmente analisam-se aspectos da construção da gestão democrática e participação da comunidade escolar, referenciando-se que esta venha tornar uma maneira eficiente de fiscalizar os recursos da educação. Em seguida, busca-se investigar os programas de financiamento que constituem as políticas educacionais brasileiras, com destaque para o FUNDEF, recentemente substituído pelo FUNDEB, o PMDE, o PDDE e programas oriundos do Plano de Desenvolvimento da Educação. Constata-se que, muitas vezes, os recursos destinados à educação são utilizados de modo equivocado, o que não propicia o pleno desenvolvimento dos programas educacionais. Reverter este quadro exige esforços dos governantes e da sociedade e requer a implantação de políticas públicas que venham favorecer a superação dos entraves que se manifestam em todos os setores sociais do país. A educação alcançará bons resultados a partir da construção de um Sistema de Ensino que tenha em sua base uma escola democrática e participativa, que use de autonomia para administrar os recursos, priorizando sua realidade local.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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