dc.contributor.advisor | Oliveira, Oséias Santos de | |
dc.creator | Freitas, Afrânio de Lima | |
dc.date.accessioned | 2019-04-05T15:51:43Z | |
dc.date.available | 2019-04-05T15:51:43Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16084 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This monographic study addresses the need for a quality education in order to
minimize social inequalities, and, to achieve this ideal the resources directed to the
education area need to be managed efficiently, objectively, with monitoring and
enforcement action. Through analysis of government programs, with a qualitative
approach, seeks to understand the current policy of public funding in education
existing in Brazil, which are implemented in the city of Fortaleza / CE, their ways of
monitoring / control, focusing on the integration of subject school to experience a
truly democratic and participatory experience. Initially analyzed in aspects of building
the democratic management and participation of the school community, referencing
that this will become an efficient way to monitor the resources of education. Then, try
to investigate the funding of programs that constitute the Brazilian educational
policies, with emphasis on the FUNDEF, recently replaced by FUNDEB the PMDE
the PDDE and programs from the Education Development Plan. It appears that often
the resources for education are used in a wrong way, which does not provide the full
development of educational programs. Reversing this framework requires efforts of
governments and society and requires the implementation of public policies that will
help overcome the obstacles that arise in all social sectors of the country. Education
achieved good results from the construction of an education system that has its basis
in a democratic and participatory school that use of autonomy to manage resources, prioritizing their local reality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.subject | Financiamento | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Fiscalização | por |
dc.subject | Publics school | eng |
dc.subject | Finance | eng |
dc.subject | Quality | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Supervision | eng |
dc.title | Gestão democrática e participativa: possibilidades de planejamento, aplicação e acompanhamento eficiente dos recursos públicos em educação | por |
dc.title.alternative | Democratic and participatory management: possibility, efficient implementation and monitoring of resources in public education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico aborda a necessidade de uma educação de
qualidade no intuito de minimizar as desigualdades sociais, sendo que, para o
alcance deste ideal os recursos direcionados para a área educacional necessitam
ser geridos de forma eficiente, objetiva, com acompanhamento e ação fiscalizadora.
Através da análise de programas governamentais, com uma abordagem qualitativa,
busca-se compreender as atuais políticas de financiamento público em educação
existente no Brasil e que são executadas no município de Fortaleza/CE, suas formas
de acompanhamento/controle, apostando na inserção dos sujeitos escolares no
sentido de vivenciar uma experiência realmente democrática e participativa.
Inicialmente analisam-se aspectos da construção da gestão democrática e
participação da comunidade escolar, referenciando-se que esta venha tornar uma
maneira eficiente de fiscalizar os recursos da educação. Em seguida, busca-se
investigar os programas de financiamento que constituem as políticas educacionais
brasileiras, com destaque para o FUNDEF, recentemente substituído pelo FUNDEB,
o PMDE, o PDDE e programas oriundos do Plano de Desenvolvimento da
Educação. Constata-se que, muitas vezes, os recursos destinados à educação são
utilizados de modo equivocado, o que não propicia o pleno desenvolvimento dos
programas educacionais. Reverter este quadro exige esforços dos governantes e da
sociedade e requer a implantação de políticas públicas que venham favorecer a
superação dos entraves que se manifestam em todos os setores sociais do país. A
educação alcançará bons resultados a partir da construção de um Sistema de
Ensino que tenha em sua base uma escola democrática e participativa, que use de
autonomia para administrar os recursos, priorizando sua realidade local. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |