O jogo digital como recurso didático na alfabetização cartográfica de alunos surdos e deficientes auditivos em Santa Maria, RS/Brasil
Abstract
As atuais políticas de educação, principalmente aquelas desenvolvidas nos últimos dez anos no Brasil, têm apontado novas perspectivas no ensino com o intuito de acompanhar as mudanças na sociedade, objetivando a aproximação das diversas comunidades que a compõe e proporcionando o acesso e a valorização de metodologias que favoreçam a educação inclusiva, mediada por ferramentas multimídias. Dessa forma, a Geografia enquanto disciplina escolar tem evoluído suas técnicas para acompanhar as demandas que o novo contexto das tecnologias na educação tem possibilitado e exigido, principalmente para alcançar os alunos da atual geração que convivem com uma grande variedade de instrumentos informacionais e interativos cotidianamente. Nesse sentido, a Cartografia escolar também se transforma, buscando a modernização teórica e prática assim como a democratização de seus recursos didático/pedagógicos para atender as mais diversas comunidades presentes nas escolas. Diante disso, esta pesquisa buscou contribuir para o processo de aperfeiçoamento das técnicas contemporâneas multimídia, com enfoque a gamificação, para o ensino e a aprendizagem da cartografia escolar para alunos da comunidade surda de Santa Maria/RS. Com isso, tivemos como objetivo geral avaliar a eficácia dos jogos digitais como ferramenta para o processo de alfabetização cartográfica de alunos surdos e deficientes auditivos do município, e para isso foi necessária a elaboração de um jogo digital em modelo tridimensional que proporcionasse a acessibilidade por meio do uso da Língua brasileira de sinais em sua interface. Para isso, adotamos os seguintes objetivos específicos: a) Auxiliar os alunos surdos e deficientes auditivos a compreender os conteúdos relevantes no processo de alfabetização cartográfica fazendo uso de um ambiente digital. b) Elaborar um jogo digital com conteúdos da cartografia escolar utilizando a língua brasileira de sinais. c) Aplicar o jogo digital com alunos surdos e deficientes auditivos. d) Avaliar a eficácia do jogo digital por meio da impressão dos alunos surdos e deficientes auditivos ao utilizarem o recurso. A metodologia empregada foi estruturada sob três métodos científicos de desenvolvimento e análise de resultados, o método indutivo na fase de observação dos sujeitos da pesquisa, a abordagem quantitativa no levantamento de dados numéricos para construção de um perfil sobre os alunos surdos e deficientes auditivos de Santa Maria, e a abordagem qualitativa utilizado na análise da avaliação em relação ao jogo por parte dos alunos. Os resultados obtidos apontaram o uso satisfatório do jogo digital como recurso viável ao ensino de cartografia escolar para alunos da comunidade surda e deficientes auditivos.
Collections
The following license files are associated with this item: