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dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorFerreira, Rosmeri Nicolodi
dc.date.accessioned2019-04-08T12:36:20Z
dc.date.available2019-04-08T12:36:20Z
dc.date.issued2009-11-28
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16088
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis study aims to understand the concepts of Affection in school management for managers of elementary schools of Mormaço (RS). To this end, it was necessary to conduct a qualitative research field, the case study, which had a staff of teachers 3 years / grades 3 and 3 directors of public schools Mormaço (RS) and the director general education of that city. Information was collected through questionnaires and analyzed using a simple categorization. It was questioned managers (teachers, school directors and director general of education), and the perception of Affection in school, what they mean by school management and how they perceive the relationship between affectivity and School Management in schools Mormaço (RS ). The information obtained was related to the authors who speak on the subject. With the results obtained in this study, we see that managers know the importance of affectivity in learning and school environment. The lack of affection compromises the learning process and therefore the School Management. Proved the main concern with the relationships in the family and at school. Many students do not receive the family earned the affection, and seek this in school. Managers through educational practices assist in the development of emotional bonds, and links between the school and community. Still, the process of school management through PPPs of elementary schools surveyed, there was no evidence the school community participation in their development, and decision making. Thus, the managers need to encourage the school to greater community participation, as in the relations with that provides a warm and affectionate, there are significant contributions in education and a good school management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectAffectivityeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectLearningeng
dc.titleOlhares acerca da afetividade na gestão escolar no município de Mormaço (RS)por
dc.title.alternativeAfetivadade perspectives on school management and the university of Mormaço (RS)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo compreender as concepções de Afetividade na Gestão Escolar dos gestores das escolas de Ensino Fundamental de Mormaço (RS). Para isso, fez-se necessário realizar uma pesquisa qualitativa de campo, do tipo estudo de caso, que teve como colaboradores 3 professores de anos/séries iniciais e 3 diretores das 3 escolas públicas de Mormaço (RS), assim como a diretora geral de educação do referido Município. As informações foram coletadas através de questionários e analisadas utilizando-se de categorização simples. Questionou-se os gestores (professores, diretores de escola e diretora geral de ensino), quanto a percepção da Afetividade na escola, o que entendem por Gestão Escolar e o que percebem quanto a relação entre a Afetividade e a Gestão Escolar nas escolas de Mormaço (RS). As informações obtidas foram relacionadas com o que falam os autores sobre o tema. Através do resultado obtido nesta pesquisa, percebe-se que os gestores sabem da importância da afetividade no processo de aprendizagem, bem como no ambiente escolar. A falta de afeto compromete o processo de aprendizagem e conseqüentemente a Gestão Escolar. Comprovou-se a preocupação dos gestores com as relações afetivas, tanto na família como na escola. Muitos alunos não recebem da família o afeto merecido, e buscam este na escola. Os gestores através das práticas educativas auxiliam no processo de desenvolvimento de vínculos afetivos, sendo elos de ligação entre a escola e a comunidade. Ainda assim, quanto ao processo de Gestão Escolar, através das PPPs das escolas de Ensino Fundamental pesquisadas, não se evidenciou a participação da comunidade escolar na sua elaboração, e nas tomadas de decisões. Dessa forma, os gestores, necessitam incentivar na escola a maior participação da comunidade, pois através das relações que se propicia com um ambiente agradável e afetivo, há significativas contribuições na aprendizagem e numa boa Gestão Escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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