dc.contributor.advisor | Cristino, Ana Paula da Rosa | |
dc.creator | Ferreira, Rosmeri Nicolodi | |
dc.date.accessioned | 2019-04-08T12:36:20Z | |
dc.date.available | 2019-04-08T12:36:20Z | |
dc.date.issued | 2009-11-28 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16088 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This study aims to understand the concepts of Affection in school management for
managers of elementary schools of Mormaço (RS). To this end, it was necessary to
conduct a qualitative research field, the case study, which had a staff of teachers 3
years / grades 3 and 3 directors of public schools Mormaço (RS) and the director
general education of that city. Information was collected through questionnaires and
analyzed using a simple categorization. It was questioned managers (teachers,
school directors and director general of education), and the perception of Affection in
school, what they mean by school management and how they perceive the
relationship between affectivity and School Management in schools Mormaço (RS ).
The information obtained was related to the authors who speak on the subject. With
the results obtained in this study, we see that managers know the importance of
affectivity in learning and school environment. The lack of affection compromises the
learning process and therefore the School Management. Proved the main concern
with the relationships in the family and at school. Many students do not receive the
family earned the affection, and seek this in school. Managers through educational
practices assist in the development of emotional bonds, and links between the school
and community. Still, the process of school management through PPPs of
elementary schools surveyed, there was no evidence the school community
participation in their development, and decision making. Thus, the managers need to
encourage the school to greater community participation, as in the relations with that
provides a warm and affectionate, there are significant contributions in education and
a good school management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Afetividade | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Affectivity | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.title | Olhares acerca da afetividade na gestão escolar no município de Mormaço (RS) | por |
dc.title.alternative | Afetivadade perspectives on school management and the university of Mormaço (RS) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem por objetivo compreender as concepções de Afetividade na
Gestão Escolar dos gestores das escolas de Ensino Fundamental de Mormaço (RS).
Para isso, fez-se necessário realizar uma pesquisa qualitativa de campo, do tipo
estudo de caso, que teve como colaboradores 3 professores de anos/séries iniciais e
3 diretores das 3 escolas públicas de Mormaço (RS), assim como a diretora geral de
educação do referido Município. As informações foram coletadas através de
questionários e analisadas utilizando-se de categorização simples. Questionou-se os
gestores (professores, diretores de escola e diretora geral de ensino), quanto a
percepção da Afetividade na escola, o que entendem por Gestão Escolar e o que
percebem quanto a relação entre a Afetividade e a Gestão Escolar nas escolas de
Mormaço (RS). As informações obtidas foram relacionadas com o que falam os
autores sobre o tema. Através do resultado obtido nesta pesquisa, percebe-se que
os gestores sabem da importância da afetividade no processo de aprendizagem,
bem como no ambiente escolar. A falta de afeto compromete o processo de
aprendizagem e conseqüentemente a Gestão Escolar. Comprovou-se a
preocupação dos gestores com as relações afetivas, tanto na família como na
escola. Muitos alunos não recebem da família o afeto merecido, e buscam este na
escola. Os gestores através das práticas educativas auxiliam no processo de
desenvolvimento de vínculos afetivos, sendo elos de ligação entre a escola e a
comunidade. Ainda assim, quanto ao processo de Gestão Escolar, através das PPPs
das escolas de Ensino Fundamental pesquisadas, não se evidenciou a participação
da comunidade escolar na sua elaboração, e nas tomadas de decisões. Dessa
forma, os gestores, necessitam incentivar na escola a maior participação da
comunidade, pois através das relações que se propicia com um ambiente agradável
e afetivo, há significativas contribuições na aprendizagem e numa boa Gestão
Escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |