Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastanho, Denise Molon
dc.creatorFreitas, Tassiane Mélo de
dc.date.accessioned2019-04-08T13:23:38Z
dc.date.available2019-04-08T13:23:38Z
dc.date.issued2010-12-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16090
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis paper aims at analyzing the design of interdisciplinary educational action - A light at the end of the tunnel - which works in favor of safeguarding historical documents from the Lower Carboniferous Jacuí region, involving the school community of the Institute Federal Sul Rio-Grandense - Campus Charqueadas (IFSul). To do so, through a literature review, which focuses on questions about the universe of equity in educational activities and methodology of heritage education, and a systematic observation and participant as a result were able to pinpoint the importance of educational work around the issue of equity as an alternative to coal community awareness regarding the preservation of their cultural heritage, especially the documentary. The proposal is justified, especially for the urgent need to offer educational activities that can reverse the risk in relation to the possible loss of the documentary collection of ancient Consortium Administrator of Mining Companies (CADEM) taking this way for its proper preservation and access. The concepts of public policy, heritage, heritage education, heritage and educational activities to assist in preserving this research and further the reach of its goal.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectPatrimôniopor
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectAções educativas em patrimônio e preservaçãopor
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectHeritageeng
dc.subjectHeritage educationpor
dc.subjectEducational activities in heritage and preservationeng
dc.titlePreservação e acesso aos documentos arquivísticos: um estudo na região carbonífera do baixo Jacuipor
dc.title.alternativePreservation and access to archival: a study in the coal region of low Jacuíeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão em Arquivos, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal analisar o projeto de ação educativa interdisciplinar – Uma luz no fim do túnel – que atua em favor da salvaguarda de documentos históricos da região carbonífera do Baixo Jacuí, envolvendo a comunidade escolar do Instituto Federal Sul Rio-Grandense – Campus Charqueadas (IF-Sul). Para tanto, por meio de uma revisão bibliográfica, que privilegia questões acerca do universo das ações educativas em patrimônio e a metodologia da educação patrimonial, e de uma observação sistemática e participante foi possível vislumbrar como resultado a importância do trabalho educativo em torno da questão do patrimônio como uma alternativa para a sensibilização da comunidade carbonífera no que diz respeito à preservação do seu patrimônio cultural, em especial o documental. A proposta se justifica, sobretudo pela necessidade iminente de propor ações educativas que possam reverter o quadro de perigo em relação à possível perda do acervo documental do antigo Consórcio Administrador de Empresas de Mineração (CADEM) levando desta maneira à sua devida salvaguarda e acesso. Os conceitos de políticas públicas, patrimônio, educação patrimonial, ações educativas em patrimônio e preservação auxiliarão na realização desta pesquisa e posteriormente o alcance de seu objetivo principal.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão em Arquivos - EaD [245]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão em Arquivos - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto