dc.contributor.advisor | Castanho, Denise Molon | |
dc.creator | Freitas, Tassiane Mélo de | |
dc.date.accessioned | 2019-04-08T13:23:38Z | |
dc.date.available | 2019-04-08T13:23:38Z | |
dc.date.issued | 2010-12-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16090 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This paper aims at analyzing the design of interdisciplinary educational action
- A light at the end of the tunnel - which works in favor of safeguarding historical
documents from the Lower Carboniferous Jacuí region, involving the school
community of the Institute Federal Sul Rio-Grandense - Campus Charqueadas (IFSul).
To do so, through a literature review, which focuses on questions about the
universe of equity in educational activities and methodology of heritage education,
and a systematic observation and participant as a result were able to pinpoint the
importance of educational work around the issue of equity as an alternative to coal
community awareness regarding the preservation of their cultural heritage, especially
the documentary. The proposal is justified, especially for the urgent need to offer
educational activities that can reverse the risk in relation to the possible loss of the
documentary collection of ancient Consortium Administrator of Mining Companies
(CADEM) taking this way for its proper preservation and access. The concepts of
public policy, heritage, heritage education, heritage and educational activities to
assist in preserving this research and further the reach of its goal. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Patrimônio | por |
dc.subject | Educação patrimonial | por |
dc.subject | Ações educativas em patrimônio e preservação | por |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | Heritage | eng |
dc.subject | Heritage education | por |
dc.subject | Educational activities in heritage and preservation | eng |
dc.title | Preservação e acesso aos documentos arquivísticos: um estudo na região carbonífera do baixo Jacui | por |
dc.title.alternative | Preservation and access to archival: a study in the coal region of low Jacuí | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruz Alta, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão em Arquivos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo principal analisar o projeto de ação educativa
interdisciplinar – Uma luz no fim do túnel – que atua em favor da salvaguarda de
documentos históricos da região carbonífera do Baixo Jacuí, envolvendo a
comunidade escolar do Instituto Federal Sul Rio-Grandense – Campus Charqueadas
(IF-Sul). Para tanto, por meio de uma revisão bibliográfica, que privilegia questões
acerca do universo das ações educativas em patrimônio e a metodologia da
educação patrimonial, e de uma observação sistemática e participante foi possível
vislumbrar como resultado a importância do trabalho educativo em torno da questão
do patrimônio como uma alternativa para a sensibilização da comunidade
carbonífera no que diz respeito à preservação do seu patrimônio cultural, em
especial o documental. A proposta se justifica, sobretudo pela necessidade iminente
de propor ações educativas que possam reverter o quadro de perigo em relação à
possível perda do acervo documental do antigo Consórcio Administrador de
Empresas de Mineração (CADEM) levando desta maneira à sua devida salvaguarda
e acesso. Os conceitos de políticas públicas, patrimônio, educação patrimonial,
ações educativas em patrimônio e preservação auxiliarão na realização desta
pesquisa e posteriormente o alcance de seu objetivo principal. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |