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dc.contributor.advisorRoos, Liane Teresinha Wendling
dc.creatorLucion, Paula
dc.date.accessioned2014-04-24
dc.date.accessioned2014-04-24T11:07:51Z
dc.date.available2014-04-24T11:07:51Z
dc.date.issued2013-07-23
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/160
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis study has as its objective investigate the contributions of the project “Trainee for teachers who teach Mathematics and Inclusive Education: challenge and possibilities” for people in trainee. It has been assumed that, in a way, the number of disabled students who have entered in the regularly teaching grows continually, in another way, the lack of knowledge about methodologies used, as well as the unpreparedness to deal with this reality are emphasized aspects by people who take part in the project and aim to work with Mathematics Education and Inclusive Education. In this sense, the relevance of a continuous faculty trainee process has been emphasized in order to provide knowledge in a critic and reflexive way. It is also relevant to assess the activities of trainee already done in order to understand what has been done and its effects on the educational context. This research is considered qualitative, using questionnaires as an instrument for collecting data, which has been answered by future teachers who will participate in the project “Trainee for teachers who teach Mathematics and Inclusive Education: challenge and possibilities”. The data collected has been analyzed according to the analysis of content criteria, resulting on the organization of aim-texts, substantiated from the bibliographic studies about the theme of this study. This way, the results in this research have enhanced the contributions of the project for teachers in trainee and highlighted the necessity of trainee aiming to work with Mathematics and Inclusive Education teaching, providing the construction of didactic material for this context, as well as the development of activities involving the solution for these problems.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertoeng
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleUm olhar sobre a formação de professores que ensinam matemática no contexto da educação inclusivapor
dc.title.alternativeA look across the trainee for teachers who teach mathematics in the inclusive education contexteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.levelEspecializaçãopor
dc.degree.specializationEducação Matemáticapor
dc.description.resumoO presente estudo objetivou investigar as contribuições do projeto "Formação de professores que ensinam Matemática e Educação Inclusiva: desafios e possibilidades" para os sujeitos em formação. Partiu-se do pressuposto de que, se por um lado, o número de alunos com deficiência que ingressa na rede regular de ensino cresce continuamente, por outro, a falta de conhecimento sobre metodologias a serem utilizadas, bem como o "despreparo" para enfrentar essa realidade, são aspectos destacados por participantes de projetos que visam articular Educação Matemática e Educação Inclusiva. Nesse sentido, salienta-se a relevância de um processo de formação docente contínuo que propicie a construção de conhecimentos de forma crítica e reflexiva. É relevante, também, avaliar atividades de formação já desenvolvidas, pois é uma forma de compreender o que tem sido feito nessa perspectiva e seus efeitos no contexto educacional. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, tendo o questionário como instrumento de coleta de dados, o qual foi respondido por futuros professores e professores participantes do projeto "Formação de professores que ensinam Matemática e Educação Inclusiva: desafios e possibilidades". Posteriormente, os dados obtidos foram analisados segundo o critério de categorização englobado na análise de conteúdo, os quais resultaram na organização de meta-textos, fundamentados a partir de estudos bibliográficos acerca do tema deste estudo. Assim, os resultados da pesquisa evidenciam as contribuições do projeto na formação dos sujeitos envolvidos e destacam a necessidade de criação de espaços de formação que visem articular Educação Matemática e Educação Inclusiva, proporcionando a construção de materiais didático-pedagógicos voltados para esse contexto, bem como desenvolvimento de atividades envolvendo a resolução de problemas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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  • Educação Matemática [27]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática

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