dc.contributor.advisor | Freitas Junior, Ney Izaguirry de | |
dc.creator | Araújo, Angel Ancântara | |
dc.date.accessioned | 2019-04-08T16:17:50Z | |
dc.date.available | 2019-04-08T16:17:50Z | |
dc.date.issued | 2015-12 | |
dc.date.submitted | 2015-12 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16104 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The great changes in the market due to globalization and technological advances, cause constant changes in requirements for skills in the labor force. Because of these transformations educational institutions need to upgrade their methodologies and didactic strategies to keeping in mind the demands of the market for non become obsolete forward the preparation of new professionals. Therefore, this study aims to identify, based on the Political Pedagogical Program (PPP) of the Accounting course at UFSM, the graduate student in the institution have the skills that are expected by hand labor recruiters in business management of human resources, according to the replies to the questionnaire, demonstrating the qualities and possible improvement points. The questionnaire was applied in four among five companies in the sector in Santa Maria, the data were analyzed and presented in graphs of column containing the values evaluated by each respondent, along with summaries of the texts open questions applied as an interview. In general, much of the need raised by the respondents is answered by the PPP, except for the practical part and some specific knowledge that is not the responsibility of higher education institutions teach them such as, for example, knowledge in specific software like Excel. On the other hand there is evidence that there is great technical development inside the program, as well as good development in information technology and accounting related areas such as financial mathematics, corporate finance, among others. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação em contabilidade | por |
dc.subject | Mercado de trabalho | por |
dc.subject | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.subject | Competências do contador | por |
dc.subject | Education in accounting | eng |
dc.subject | Labour market | eng |
dc.subject | Federal University of Santa Maria | eng |
dc.subject | Accountant competencies | eng |
dc.title | As necessidades do mercado de trabalho e o perfil do contador egresso da UFSM | por |
dc.title.alternative | The needs of labor market and the counter profile graduate of UFSM | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | por |
dc.description.resumo | As grandes mudanças no mercado, causadas pelo processo de globalização e sucessivos avanços tecnológicos, provocam alterações constantes nas exigências com relação às competências na mão de obra. Devido a essas transformações, as instituições de ensino necessitam atualizar continuamente suas metodologias e estratégias didáticas, atentando-se às demandas do mercado para não ficarem obsoletas, frente à preparação dos novos profissionais. Por esse motivo, o presente trabalho tem como principal objetivo verificar, através da aplicação de questionários e com base no Programa Político Pedagógico (PPP) do curso de Ciências Contábeis da UFSM, se o aluno formado na instituição possui as competências esperadas pelos recrutadores de mão de obra em empresas de gestão de recursos humanos, visando identificar, assim, os pontos percebidos como positivos e/ou negativos por parte dos recrutadores. O questionário foi aplicado em quatro, das cinco empresas do ramo, na cidade de Santa Maria (RS). Os dados foram analisados e apresentados em gráficos de coluna, contendo os valores referentes às avaliações dos respondentes, junto a textos com sínteses das perguntas abertas, aplicadas em forma de entrevista. Os resultados sugerem que, de maneira geral, grande parte das necessidades levantadas pelos respondentes é atendida pelo PPP, com exceção de alguns conhecimentos práticos e específicos que, a nosso ver, não cabem às instituições de ensino superior ensiná-los aos estudantes, tal como, por exemplo, o domínio de software específico, como Excel. Em contrapartida, há indícios de significativo desenvolvimento técnico dentro do programa, assim como de desenvolvimento positivo em informática e áreas afins à contabilidade, tais como: matemática financeira, finanças empresariais, entre outras. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |