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dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorFerreira, Elizabeth de Lima
dc.date.accessioned2019-04-09T13:17:08Z
dc.date.available2019-04-09T13:17:08Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16110
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractO presente trabalho monográfico surgiu da necessidade de reflexão sobre a importância da Educação Infantil, como processo significativo na formação da cidadania. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, favorecem este processo e norteiam as propostas pedagógicas dessas instituições de ensino, construídas com a participação de todos os gestores escolares. Queremos saber como a Educação Infantil poderá favorecer o processo de aprendizagem para o exercício da cidadania, através de estudos feitos aos documentos do Ministério da Educação (PARECER CNE/CEB N°:20/2009), (RESOLUÇÃO N° 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 (*), a Constituição Federal (1988),ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aos Referencias Curriculares Nacionais para a Educação Infantil ,documentos das Secretarias Estadual e Municipal de Educação e a teóricos como: RIZZO (2003),Paschoal e Machado (2009), Kramer (2002),Oliveira, Vieira e Sousa (2003), Vigotsky (1986, 1991,1996,1998,2003), Piaget (1967, 1971, 1973, 1978,1994,1997 ) e Freinet (1977, 1993, 1994 ,1996) dentre outros que vêem a Educação Infantil como base fundamental na formação do cidadão e as questões que favorecem uma gestão participativa dentro desse contexto educacional. O objetivo deste estudo é investigar e compreender a importância da Educação Infantil como contribuição na formação do cidadão, numa Gestão Participativa e Democrática. O percurso metodológico pautou-se pela pesquisa bibliográfica dos autores clássicos e contemporâneos, além dos documentos acima citados. Através dessa construção de conhecimento conclui-se que a Educação Infantil funciona como alicerce na formação do cidadão, procurando cumprir as funções sociopolítica e pedagógica, que lhes são atribuídas pela sociedade. O tema permite aos gestores escolares o envolvimento e a reflexão sobre, a construção da cidadania iniciada na Educação Infantil.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleEducação infantil numa gestão participativa como forma da aprendizagem da cidadaniapor
dc.title.alternativeEarly childhood education management in a participatory learning as a way of citizenshipeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico surgiu da necessidade de reflexão sobre a importância da Educação Infantil, como processo significativo na formação da cidadania. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, favorecem este processo e norteiam as propostas pedagógicas dessas instituições de ensino, construídas com a participação de todos os gestores escolares. Queremos saber como a Educação Infantil poderá favorecer o processo de aprendizagem para o exercício da cidadania, através de estudos feitos aos documentos do Ministério da Educação (PARECER CNE/CEB N°:20/2009), (RESOLUÇÃO N° 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 (*), a Constituição Federal (1988),ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aos Referencias Curriculares Nacionais para a Educação Infantil ,documentos das Secretarias Estadual e Municipal de Educação e a teóricos como: RIZZO (2003),Paschoal e Machado (2009), Kramer (2002),Oliveira, Vieira e Sousa (2003), Vigotsky (1986, 1991,1996,1998,2003), Piaget (1967, 1971, 1973, 1978,1994,1997 ) e Freinet (1977, 1993, 1994 ,1996) dentre outros que vêem a Educação Infantil como base fundamental na formação do cidadão e as questões que favorecem uma gestão participativa dentro desse contexto educacional. O objetivo deste estudo é investigar e compreender a importância da Educação Infantil como contribuição na formação do cidadão, numa Gestão Participativa e Democrática. O percurso metodológico pautou-se pela pesquisa bibliográfica dos autores clássicos e contemporâneos, além dos documentos acima citados. Através dessa construção de conhecimento conclui-se que a Educação Infantil funciona como alicerce na formação do cidadão, procurando cumprir as funções sociopolítica e pedagógica, que lhes são atribuídas pela sociedade. O tema permite aos gestores escolares o envolvimento e a reflexão sobre, a construção da cidadania iniciada na Educação Infantil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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