dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Ferreira, Elizabeth de Lima | |
dc.date.accessioned | 2019-04-09T13:17:08Z | |
dc.date.available | 2019-04-09T13:17:08Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16110 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho monográfico surgiu da necessidade de reflexão sobre a importância da Educação Infantil, como processo significativo na formação da cidadania. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, favorecem este processo e norteiam as propostas pedagógicas dessas instituições de ensino, construídas com a participação de todos os gestores escolares. Queremos saber como a Educação Infantil poderá favorecer o processo de aprendizagem para o exercício da cidadania, através de estudos feitos aos documentos do Ministério da Educação (PARECER CNE/CEB N°:20/2009), (RESOLUÇÃO N° 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 (*), a Constituição Federal (1988),ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aos Referencias Curriculares Nacionais para a Educação Infantil ,documentos das Secretarias Estadual e Municipal de Educação e a teóricos como: RIZZO (2003),Paschoal e Machado (2009), Kramer (2002),Oliveira, Vieira e Sousa (2003), Vigotsky (1986, 1991,1996,1998,2003), Piaget (1967, 1971, 1973, 1978,1994,1997 ) e Freinet (1977, 1993, 1994 ,1996) dentre outros que vêem a Educação Infantil como base fundamental na formação do cidadão e as questões que favorecem uma gestão participativa dentro desse contexto educacional. O objetivo deste estudo é investigar e compreender a importância da Educação Infantil como contribuição na formação do cidadão, numa Gestão Participativa e Democrática. O percurso metodológico pautou-se pela pesquisa bibliográfica dos autores clássicos e contemporâneos, além dos documentos acima citados. Através dessa construção de conhecimento conclui-se que a Educação Infantil funciona como alicerce na formação do cidadão, procurando cumprir as funções sociopolítica e pedagógica, que lhes são atribuídas pela sociedade. O tema permite aos gestores escolares o envolvimento e a reflexão sobre, a construção da cidadania iniciada na Educação Infantil. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | Educação infantil numa gestão participativa como forma da aprendizagem da cidadania | por |
dc.title.alternative | Early childhood education management in a participatory learning as a way of citizenship | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho monográfico surgiu da necessidade de reflexão sobre a importância da Educação Infantil, como processo significativo na formação da cidadania. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, favorecem este processo e norteiam as propostas pedagógicas dessas instituições de ensino, construídas com a participação de todos os gestores escolares. Queremos saber como a Educação Infantil poderá favorecer o processo de aprendizagem para o exercício da cidadania, através de estudos feitos aos documentos do Ministério da Educação (PARECER CNE/CEB N°:20/2009), (RESOLUÇÃO N° 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 (*), a Constituição Federal (1988),ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aos Referencias Curriculares Nacionais para a Educação Infantil ,documentos das Secretarias Estadual e Municipal de Educação e a teóricos como: RIZZO (2003),Paschoal e Machado (2009), Kramer (2002),Oliveira, Vieira e Sousa (2003), Vigotsky (1986, 1991,1996,1998,2003), Piaget (1967, 1971, 1973, 1978,1994,1997 ) e Freinet (1977, 1993, 1994 ,1996) dentre outros que vêem a Educação Infantil como base fundamental na formação do cidadão e as questões que favorecem uma gestão participativa dentro desse contexto educacional. O objetivo deste estudo é investigar e compreender a importância da Educação Infantil como contribuição na formação do cidadão, numa Gestão Participativa e Democrática. O percurso metodológico pautou-se pela pesquisa bibliográfica dos autores clássicos e contemporâneos, além dos documentos acima citados. Através dessa construção de conhecimento conclui-se que a Educação Infantil funciona como alicerce na formação do cidadão, procurando cumprir as funções sociopolítica e pedagógica, que lhes são atribuídas pela sociedade. O tema permite aos gestores escolares o envolvimento e a reflexão sobre, a construção da cidadania iniciada na Educação Infantil. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |