Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorFigueiredo, Jussára de
dc.date.accessioned2019-04-09T14:24:52Z
dc.date.available2019-04-09T14:24:52Z
dc.date.issued2011-12-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16114
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis paper seeks to bring some thoughts on environmental issues in the school context, proposing a model of management with emphasis on sustainability, a study based on qualitative research. Initially, the study focuses on the importance of a work of environmental awareness and mobilization involving students, teachers and school community, having as main objective to start a school in the process of access to sustainable actions to prepare the student for manufacturing and responsible attitudes. Then the paper presents a theoretical approach on the subject in schools and the sustainability of this function at this time of environmental crisis. Based on this principle, the paper presents the development of actions implemented in the School Hall on February 28, in Sapiranga, Brazil, by describing the steps undertaken by the project since the beginning of this year. After, it is an analysis of popular knowledge about the subject matter through questionnaires sent to parents. In this context the results show that it is worth investing in that idea, but in general awareness is slow and needs to happen without interruption, since people tend to forget and settle very quickly.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectConscientizaçãopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectAwarenesspor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.titleTrabalhando a sustentabilidade na Escola 28 de Fevereiro em Sapiranga, RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia procura trazer algumas reflexões sobre a questão ambiental no contexto escolar, propondo uma abordagem de trabalho com ênfase na sustentabilidade, num estudo baseado na pesquisa qualitativa. Inicialmente o estudo enfoca a importância de um trabalho de conscientização e mobilização ambiental envolvendo alunos, professores e comunidade escolar, tendo como objetivo principal motivar na escola um processo de acesso a ações sustentáveis que preparem o aluno para atitudes transformadoras e responsáveis. Em seguida o trabalho apresenta uma abordagem teórica sobre o tema sustentabilidade nas escolas e a função dessas nesse momento de crise ambiental. Partindo desse princípio, o desenvolvimento do trabalho apresenta as ações implantadas na Escola Municipal 28 de Fevereiro, em Sapiranga, através da descrição das etapas desenvolvidas pelo projeto desde o início deste ano. Após, faz-se uma análise do conhecimento popular sobre o tema em questão através de questionários enviados aos pais dos alunos. Neste contexto os resultados mostram que vale a pena investir nessa ideia, mas que de um modo geral a conscientização é lenta e precisa acontecer sem interrupções, pois as pessoas costumam esquecer e se acomodar muito rapidamente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto