dc.description.resumo | A convivência com textos é algo que integra nossa realidade comunicacional desde crianças. Aprendemos a falar e, logo em seguida, tomamos os primeiros contatos com a escrita, sendo introduzidos no amplo e rico mundo da língua. Ao ingressarmos na universidade, as práticas que envolvem a fala e a escrita se tornam preponderantes para nossa evolução acadêmica, sendo exigidas constantemente em apresentações de trabalhos, seminários, produção de resumos, resenhas, artigos e outros textos que compõem a dinâmica cotidiana das universidades. Assim, na Unidade 1, o aluno confrontará com as relações entre fala e escrita, as funções da linguagem e as variações linguísticas. Na Unidade 2, aprofundará seus conhecimentos sobre estratégias de leitura, compreensão e interpretação; tipos e gêneros textuais; qualidades do texto (clareza, adequação); fatores de textualidade (coesão, coerência); intertextualidade e literariedade. A Unidade 3, apresentará a estrutura do parágrafo, tipologia discursiva, textos narrativos e descritivos, figurativos e temáticos e opinativos. Por fim, a Unidade 4, travará contato com o texto acadêmico, refletindo sobre as suas características, a produção de resumos e resenhas e a escrita do artigo científico. Esse trabalho visa levá-lo a compreender e praticar os processos de leitura e produção de textos, reconhecendo a diversidade das manifestações orais e escritas da língua vernácula, assim como identificando tipologia e gêneros textuais em suas especificidades e funcionalidades. Mas, mais do que isso, o que ele realmente almeja é que você se encontre enquanto leitor e produtor de textos, fazendo dessa disciplina um espaço de expressão de seus pensamentos e experiências com a língua. | por |