Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorSalami, Bruna
dc.date.accessioned2019-04-11T14:52:38Z
dc.date.available2019-04-11T14:52:38Z
dc.date.issued2018-11-24
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16160
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia , Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractBearing in mind the relevance of environmental education, this paper proposes to research and evaluate the importance of ecological trails as a pedagogical resource, as well as identifying if their accomplishment contributes to changes in the visitors environmental perception, making them aware about their responsibility towards nature conservation and their role as a multiplier. For this purpose, in August 2018, visits were held to the Valdir Diehl Ribeiro Ecological Trail, located in the municipality of Campo Belo do Sul, Santa Catarina (SC), under the management of Florestal Gateados Ltda company. In all, 60 questionnaires were applied, before and after undertaking the Trail, to 31 students of the Lúcia Fernandes Lopes School of Basic Education, from Lages city - SC and 29 students of the Environmental Protectors Course from São José do Cerrito city - SC. Most of the students who answered the questionnaire had never visited an ecological trail before and afterwards, showed interest in returning to the Valdir Diehl Ribeiro Ecological Trail, as well as visiting other ecological trails in the region. The responses also showed that ecological trails had contributed to improving the students performance in class. The attained results showed that ecological trails can be considered as a valuable pedagogical resource for environmental education and through the questionnaires applied, it was possible to conclude that the visit to the Valdir Diehl Ribeiro Ecological Trail was an effective tool to raise the students' awareness. Still, it was concluded that the lessons learned during the trail influenced the change of concepts related to environmental conservation, qualifying the visitors as agents of transformation, thus developing values and skills that will lead them to rethink and evaluate daily attitudes and their consequences in the environment in which they live.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectSensibilização ambientalpor
dc.subjectTrilhas ecológicas.por
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEnvironmental awarenesseng
dc.subjectEcological trailseng
dc.titleA utilização de trilhas ecológicas como recurso pedagógico para a sensibilização ambientalpor
dc.title.alternativeThe use of ecological trails as pedagogical resource for environmental awarenesseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Encantado, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoTendo em vista a relevância da educação ambiental, este trabalho propõe, pesquisar e avaliar a importância das trilhas ecológicas como um recurso pedagógico, assim como identificar se a realização das mesmas contribui para mudanças na percepção ambiental dos visitantes, conscientizando-os sobre sua responsabilidade perante à conservação da natureza e seu papel como multiplicador. Para isto, foi realizado em agosto de 2018, visitas à Trilha Ecológica Valdir Diehl Ribeiro, localizada no município de Campo Belo do Sul, Santa Catarina (SC), sob o gerenciamento da empresa Florestal Gateados Ltda. Ao todo foram aplicados 60 questionários, anteriores e posteriores à realização da Trilha, para 31 alunos da Escola de Educação Básica Lúcia Fernandes Lopes, da cidade de Lages - SC e, 29 alunos do Curso de Protetores Ambientais da cidade de São José do Cerrito - SC. A maioria dos alunos que respondeu ao questionário nunca havia visitado uma trilha ecológica, e posteriormente mostraram-se interessados em retornar à Trilha Ecológica Valdir Diehl Ribeiro, bem como visitar outras trilhas ecológicas da região. As respostas também evidenciaram que a Trilha Ecológica contribuiu para melhorar desempenho dos estudantes em sala de aula. Os resultados obtidos demonstraram que trilhas ecológicas podem ser consideradas um valioso recurso pedagógico para educação ambiental e através dos questionários aplicados, foi possível concluir que a visitação à Trilha Ecológica Valdir Diehl Ribeiro foi uma ferramenta eficaz para a sensibilização dos estudantes. Ainda, concluiu-se que os ensinamentos passados durante a realização da trilha influenciaram na mudança de conceitos relacionados à conservação ambiental, qualificando os visitantes como agentes de transformação, desenvolvendo assim, valores e competências que conduzirão a repensar e avaliar atitudes diárias e as suas consequências no meio ambiente em que vivem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto