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dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorPinto, Vagner
dc.date.accessioned2019-04-11T15:38:55Z
dc.date.available2019-04-11T15:38:55Z
dc.date.issued2018-11-24
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16165
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia , Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe management and conservation of soil and water has been postulated as a tool of great importance for the development of a modern, productive and sustainable agriculture, and it is coherent to observe the criteria for validation and the effectiveness of this conservation management. The Government of the State of Rio Grande do Sul has been conducting a policy of incentive to conservation management, evidencing and highlighting the State Program for Soil and Water Conservation, with the objective of bringing instruments to implement the Soil Conservation Policy and established by State Decree No. 52.751, of December 4, 2015, with the purpose of encouraging, encouraging and coordinating actions for the conservation of soil and water, with the purpose of improving productive, social and environmental relations. In this context, the work sought to evaluate soil and water conservation practices, with emphasis on the development of Environmental Education in the actions and activities that guide the citizen's awareness of the problems that are related the quality of soil and water. Seeking the harmony of economic-social development, thus ensuring the quality of life of the rural and urban population and the environment. The work sought to bring a qualitative approach, exploring empirical and bibliographical information collections to contemplate an analysis of the process of soil and water conservation program. Obtaining this analysis allowed the conception that environmental education is a driver of knowledge, materialized the skeptical values and the political rules in a social participation participative of the distributive issues between benefits and losses of the appropriation and the use of the natural resources. With the participation of courses, meetings, lectures, field days and a study of the planning of the program in soil conservation, it was possible to affirm that environmental education is the driver of the materialization of the results of soil and water conservation activities, work came to authenticate that the state program of conservation of soil and water and a process of socio-environmental awareness.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectConservação do solo e da águapor
dc.subjectPrograma estadual do RSpor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectSoiland water conservationeng
dc.subjectState programof RSeng
dc.titleA participação da educação ambiental no Programa Estadual de Conservação do Solo e da Águapor
dc.title.alternativeContributions of environmental education in Soil and Water Conservation Program of Rio Grande do Sul stateeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Encantado, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO manejo e conservação do solo e da água, vem sendo postulado como uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento de uma agricultura moderna, produtiva e sustentável, sendo coerente observar os critérios para validação e a efetivação desse manejo de conservação. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul vem conduzindo uma política de incentivo ao manejo de conservação, sendo evidenciado e destacado o Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água, tendo como objetivo, trazer instrumentos de execução da Política de Conservação do Solo e da Água, instituída por meio do Decreto Estadual nº 52.751, de 04 de dezembro de 2015, com a finalidade de incentivar, fomentar e coordenar ações com vista à conservação do solo e da água, tendo como propósito de melhorar as relações produtivas, sociais e ambientais no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul. Diante deste contexto o trabalho buscou avaliar as práticas de conservação do solo e da água, com a ênfase no desenvolvimento da Educação Ambiental nas ações, e atividades norteadoras da conscientização do cidadão nos problemas que são relativo a qualidade do solo e da água. Buscando a harmonia do desenvolvimento econômico-social, assim assegurar a qualidade de vida da população rural e urbana e do meio ambiente. O trabalho buscou trazer uma abordagem qualitativa, explorando coletas de informações empíricas e bibliográficas para contemplar uma análise conferente ao programa de conservação do solo e da água. Partindo-se de cursos, reuniões, palestras, dias de campo e um estudo do planejamento do programa em conservação do solo, possibilitou afirmar que educação ambiental é o condutor da materialização dos resultados das atividades de conservação do solo e da água impetrado no programa, dessa forma o trabalho veio para autenticar que o programa estadual de conservação do solo e da água e um processo de conscientização socioambiental.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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