dc.creator | Reichert, José Miguel | |
dc.creator | Minella, Jean Paolo Gomes | |
dc.date.accessioned | 2019-04-11T19:18:32Z | |
dc.date.available | 2019-04-11T19:18:32Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.identifier.citation | REICHERT, José Miguel ... [et al]. Planejamento paisagístico ambiental. 1. ed. – Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16182 | |
dc.description | Material Didático Cursos EaD NTE - Curso de Agricultura Familiar e Sustentabilidade | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Paisagismo | por |
dc.subject | Planejamento paisagístico | por |
dc.subject | Paisagem | por |
dc.title | Planejamento paisagístico ambiental | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | A disciplina Planejamento Paisagístico Ambiental tem como objetivo demonstrar e discutir como o espaço físico pode ser separado para o estudo dos componentes da paisagem. Já que para estudar a paisagem é preciso definir a área de estudo, definindo seus limites. Esta área pode ser um município, uma comunidade ou uma propriedade rural. Neste caso, foi separado o espaço geográfico segundo critérios políticos, onde a variabilidade dos recursos naturais é avaliada dentro dos limites de cada propriedade ou comunidade. Também delimitar o espaço geográfico segundo limites ou diferenças impostas pela natureza, tais como clima, bacias hidrográficas, biomas, etc. Neste caso, a variabilidade dos recursos naturais é avaliada dentro dos limites impostos pela natureza. O objetivo é o planejamento das áreas de interesse. O conhecimento das componentes da
paisagem nos permite compreender os processos que ali ocorrem e a partir disso planejar as atividades produtivas, considerando o manejo dos recursos naturais e a preservação da biodiversidade. Os componentes da paisagem podem ser agrupados de diferentes formas, por exemplo, topos de morro, as encostas, as várzeas, a rede de drenagem, diferentes usos e tipos de solo, construções, estradas, etc. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FLORICULTURA, PARQUES E JARDINS | por |