dc.contributor.advisor | Hillig, Clayton | |
dc.creator | Zimmer, Naiara | |
dc.date.accessioned | 2019-04-12T11:54:53Z | |
dc.date.available | 2019-04-12T11:54:53Z | |
dc.date.issued | 2018-12-12 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16190 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present work was developed through a project on Diseases related to environmental problems, focus on Dengue, with students of the 1st year of Elementary School of Sacred Heart of Jesus College, Franciscan College of Arroio do Tigre, developed within the elaboration of this work of completion of course. From the initial analysis it can be verified that the work to be developed was of paramount importance, understanding that they needed an awareness about the preservation of the environment and the consequent diseases related to it. Environmental Education (EA) is born from the sensitivity of allying scientific, technological, artistic and cultural knowledge with a new awareness of values of respect for human beings and natural resources, with the prospects of helping to form a mentality that drives the construction of a new paradigm emancipator. Several activities were developed such as storytelling, sensitization, conversation, research, games and data analysis. The subjects were addressed in a clear, dynamic and objective way so that both are aware and knowledge, since Environmental Education is so important for our planet and the maintenance of our health has a direct relation with the care with the environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Planeta | por |
dc.subject | Students | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Environment | eng |
dc.subject | Planet | eng |
dc.title | Dengue: doença proveniente de problemas ambientais | por |
dc.title.alternative | Dengue: disease from environmental problems | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho foi o desenvolvido através de um projeto sobre Doenças relacionadas à problemas ambientais, foco na Dengue, com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Colégio Franciscano de Arroio do Tigre, desenvolvido dentro da elaboração deste trabalho de conclusão de curso. A partir da análise inicial pode-se constatar que era de suma importância o trabalho a ser desenvolvido, compreendendo a que necessitavam de uma conscientização sobre a preservação do meio ambiente e as consequentes doenças a ele relacionadas. A Educação Ambiental (EA) nasce da sensibilidade de aliar conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural com uma nova consciência de valores de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais, com perspectivas de ajudar a formar uma mentalidade impulsionadora da construção de um novo paradigma emancipador. Foram desenvolvidas diversas atividades como contação de história, sensibilização, roda de conversa, pesquisas, jogos e analise de dados. Os assuntos foram abordados de forma clara, dinâmica e objetiva para que ambos tenham consciência e conhecimento, já que a Educação Ambiental é tão importante para o nosso planeta e a manutenção de nossa saúde possui relação direta com os cuidados com o meio ambiente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |