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dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorRenz, Vanessa Deisi
dc.date.accessioned2019-04-12T12:37:12Z
dc.date.available2019-04-12T12:37:12Z
dc.date.issued2018-12-10
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16193
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia , Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe objective of this study was to present an evaluation of the teaching of the subjects taught by elementary school teachers (1st to 5th grade), from the municipal teaching system of the Municipality of Mondaí - Santa Catarina, as a transversal theme and interdisciplinary, favoring the learning of socio-environmental values. The research was carried out through the application of an anonymous questionnaire, which involved 30 teachers. The questionnaire encompassed 14 multiple choice questions, with themes related to the environment, environmental education and interdisciplinarity. Besides the application of the questionnaire, additional collection procedures were also used, through bibliographic sources, books, monographs, journals, dissertations and theses. The research used a qualitative-quantitative approach, and in function of its objectives was classified as exploratory and descriptive. When analyzing the results of the questionnaires applied to the students, the study pointed out the teachers' understanding of environmental issues, environmental education, the interdisciplinarity of environmental education and the importance of these subjects. The study also showed the lack of application of the same in the disciplines taught by teachers and in the daily life of the school community, demonstrating that teachers can not put into practice what is seen in theory, the school staff presents a lack in the development and monitoring of environmental projects and the lack of complementary training for both teachers and management teams.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectInterdisciplinaridadeeng
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.titleEducação ambiental como trabalho interdisciplinar no ensino fundamental – 1º ao 5º ano, da rede municipal de ensino do município de Mondaí – SCpor
dc.title.alternativeEnvironmental education as an interdisciplinary work in fundamental education - 1st to 5th year, of the municipal education network of the municipality of Mondaí - SCeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo de pesquisa apresentar uma avaliação sobre o ensino das disciplinas ministradas pelos professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1° ao 5° ano), da rede municipal de ensino do Município de Mondaí – Santa Catarina, como tema transversal e interdisciplinar, favorecendo a aprendizagem de valores socioambientais. A pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário anônimo, o qual envolveu 30 professores. O questionário englobou 14 perguntas de múltipla escolha, com temas referentes ao meio ambiente, educação ambiental e interdisciplinaridade. Além da aplicação do questionário também foram utilizados procedimentos de coletas adicionais, através de consultas a fontes bibliográficas, livros, monografias, revistas, dissertações e teses. A pesquisa utilizou uma abordagem quali-quantitativa, e em função dos seus objetivos classificou-se como exploratória e descritiva. Ao analisar os resultados provenientes dos questionários aplicados aos educandos, o estudo apontou a compreensão dos professores à cerca de temas como meio ambiente, educação ambiental, interdisciplinaridade da educação ambiental e a importância destes assuntos. O estudo também evidenciou a falta da aplicação dos mesmos nas disciplinas ministradas pelos professores e no cotidiano da comunidade escolar, demonstrando que os professores não conseguem colocar em prática o que é visto em teoria, a equipe escolar apresenta carência no desenvolvimento e acompanhamento de projetos ambientais e a ausência de formação complementar tanto de professores quanto das equipes diretivas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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