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dc.contributor.advisorMoreira Junior, Fernando de Jesus
dc.creatorGouveia, Nicásio
dc.date.accessioned2019-04-15T11:54:13Z
dc.date.available2019-04-15T11:54:13Z
dc.date.issued2018-12-12
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16208
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2018.por
dc.description.abstractInstitutional Self-Assessment has become a national requirement for Higher Education Institutions. Thus, the Institutional Self-Assessment process aims to build a permanent evaluation culture, allowing the results obtained to contribute to the management of the Universities, allowing actions to be implemented, providing the achievement of the strategic objectives established in the Institutional Development Plan. The objective of this work is to evaluate the quality of the items of the Institutional Self-Assessment instrument applied to students of the Postgraduate Courses of all Campuses of the Federal University of Santa Maria (UFSM), from September 26 to October 31, 2016. The Item Response Theory (IRT) was used for the analysis of the instrument, using the One-Dimensional Logistic Model of two Parameters (ODLM2P). The study showed that all items of the instrument used in the Institutional Self-Assessment of the UFSM Post-Graduation Courses are adequate and consistent, since they present good discriminatory power and are positioned within the expected range of variation. As for the self-evaluation tool, it was noticed that the items that make up this instrument are, in general, easy to evaluate well, according to the results obtained, which, in fact, is a good result when it comes to Institutional Self-Assessment. This shows that the instrument used for the self-assessment of the students of the Postgraduate Courses is adequate.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTeoria da resposta ao itempor
dc.subjectAutoavaliação institucionalpor
dc.subjectCursos de pós-graduaçãopor
dc.subjectModelo logístico unidimesional de dois parâmetrospor
dc.subjectAvaliação da qualidade do instrumentopor
dc.subjectItem response theoryeng
dc.subjectInstitutional self-assessmenteng
dc.subjectPostgraduate courseseng
dc.subjectOne-dimensional logistic model of two parameterseng
dc.subjectEvaluation of instrument qualityeng
dc.titleUtilização da teoria da resposta ao item na análise do instrumento da autoavaliação institucional na pós-graduação da UFSMpor
dc.title.alternativeUse of item response theory in the analysis of post-graduation data in the institutional self-assessment of the Federal University of Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEstatística e Modelagem Quantitativapor
dc.description.resumoA Autoavaliação Institucional tornou-se um requisito nacional a que se submetem as Instituições de Ensino Superior. Dessa forma, o processo de Autoavaliação Institucional tem como objetivo construir uma cultura permanente de avaliação, possibilitando que os resultados obtidos possam contribuir com a gestão das Universidades, permitindo que sejam implementadas ações, proporcionando o alcance dos objetivos estratégicos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional. O objetivo desse trabalho é avaliar a qualidade dos itens do instrumento da Autoavaliação Institucional aplicado aos discentes dos Cursos de Pós-Graduação de todos os Campi da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no período de 26 de Setembro a 31 de Outubro de 2016. Para a análise do instrumento utilizou-se a Teoria da Resposta ao Item (TRI), por meio do Modelo Logístico Unidimesional de dois Parâmetros (MLU2P). O estudo mostrou que todos os itens do instrumento utilizado na Autoavaliação Institucional dos Cursos de Pós-Graduação da UFSM são adequados e consistentes, pois apresentam bom poder discriminatório e se posicionam dentro do intervalo esperado de variação. Quanto ao instrumento de Autoavaliação, percebeu-se que os itens que compõem esse instrumento são, em geral, fáceis de serem bem avaliado, segundo os resultados obtidos, o que, de fato, é um bom resultado quando se trata de Autoavaliação Institucional. Isto mostra que o instrumento utilizado para a autoavaliação dos discentes dos cursos de Pós-Graduação é adequado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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