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dc.contributor.advisorLima, Graziela Escandiel de
dc.creatorPithan, Lisandra Amorim Guerra
dc.date.accessioned2019-04-15T13:01:55Z
dc.date.available2019-04-15T13:01:55Z
dc.date.issued2018-11-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16211
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis research aims to understand the processes that involve the provision of nursery classes within the scope of the Santa Maria Municipal Education System in view of the implementation of Law 12,796 / 2013. Specifically, the research aimed to map the organization and maintenance of groups of children from 0 to 2 years old in the public and private schools of Early Childhood Education in the municipality of Santa Maria / RS; to analyze the consequences of the implementation of Constitutional Amendment No. 59/2009 for the education of young children (nursery) in the Municipal Education System of Santa Maria and to deepen studies on public policies aimed at the education of babies in a quantitative and qualitative perspective. The methodology uses a qualitative approach with support of quantitative data, with a bibliographic contribution. The provocative problem of this research was: In what way is the implementation of Law 12.796 / 2013 taking place in view of the offer of nursery classes within the municipal education system of Santa Maria / RS? The studies of Kramer (1988), Libâneo (2007), Barbosa (2010), among others, contributed to the theoretical reflection of this research. In this process, the data collection instrument responses with the CME / SM and SMED management that indicate the growth of classes and nurseries in private institutions were used, while public institutions have closed full-time positions for children and their families.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectLei 12.796/2013por
dc.subjectBerçáriopor
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectLaw 12.796/2013eng
dc.subjectNurseryeng
dc.titleOferta de berçários na rede de ensino pública e privada do município de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativeOffer of nurses in the public and private network of the municipality of Santa Maria / RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender os processos que envolvem a oferta de turmas de berçário no âmbito do Sistema Municipal de Educação de Santa Maria tendo em vista a implementação da Lei 12.796/2013. Em específico, a pesquisa visou mapear a organização e manutenção dos grupos de crianças de 0 a 2 anos nas escolas públicas e privadas de Educação Infantil do município de Santa Maria/RS; analisar as consequências da implementação da Emenda Constitucional nº 59/2009 para a educação de crianças pequenas (berçário) no Sistema Municipal de Educação de Santa Maria e aprofundar estudos acerca das políticas públicas voltadas à educação de bebês em uma perspectiva quantitativa e qualitativa. A metodologia utiliza abordagem qualitativa com suporte de dados quantitativos, com aporte bibliográfico. O problema provocador desta pesquisa foi: De que forma a implementação da Lei 12.796/2013 está ocorrendo tendo em vista a oferta de turmas de berçário no âmbito do sistema municipal de educação de Santa Maria/RS? Os estudos de Kramer (1988), Libâneo (2007), Barbosa (2010), entre outros, contribuíram para a reflexão teórica desta pesquisa. Neste processo, foram utilizadas as respostas do instrumento de coleta de dados com o CME/SM e a gestão da SMED que indicam o crescimento de turmas e Berçários nas instituições privadas, ao passo que as instituições públicas têm fechado vagas de tempo integral para as crianças e suas famílias.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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