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dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorFroehlich, Daniela Camila
dc.date.accessioned2019-04-15T13:11:27Z
dc.date.available2019-04-15T13:11:27Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16212
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2004.por
dc.description.abstractThe present study results from a research that aims to analyze and problematize the management of Field Education in neoliberal rationality. Considering this objective, the methodological approach is based on qualitative research, based on a discourse analysis inspired by Michel Foucault. For that, I take as analytical materiality: the National Program of Field Education - PRONACAMPO (2013), from which I search for the discursive recurrences that allow me to identify principles produced as drivers of the relationships and possibilities offered to the subjects that live and act in the processes of education in rural education, within a logic of neoliberal government. The analysis carried out tends to the perception of elements that involve forms of autonomy and self-management of the subjects, presented by the program as principles that seek to strengthen governance actions in society, with a view to the production of a population less exposed to risk and more exposed to security. The discussions constructed in the text are pertinent to us because we understand that, from the need to produce new subjectivities suited to the demands of the contemporary world, merged with the needs of production of subjects useful to the neoliberal logic, it is for the State to intervene in the conduct of the subjects, ensuring that each one is permanently producing their own desires while at the same time achieving the conditions necessary for their satisfaction. In this logic, investing in Field Education means defending that it is possible and necessary for the subjects to stay in the field, as long as they undertake, produce and consume and thus prevent the risks of being constituted as subjects excluded from the economic fabric of the country. Working in the analysis of the Program, in articulation with other documents that form a discursive network on rural education in the country, I observed a shift from rural education to rural education. This displacement is linked to the emergence of policies that propose a school education that must be born from the principles of rural life, in articulation with neoliberal principles, that is, a school is proposed that, when inserted in the field, under the intention of respecting the particularities of those who live in it, seeks to capture subjects who are targets of their practices for a neoliberal way of life.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectSeguridadepor
dc.subjectGovernamentopor
dc.subjectField educationeng
dc.subjectNeoliberalismeng
dc.subjectSecurityeng
dc.subjectGovernanceeng
dc.titleGestão da educação do campo na racionalidade neoliberalpor
dc.title.alternativeManagement of field education in neoliberal rationalityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente estudo resulta de uma pesquisa que tem como objetivo analisar e problematizar a gestão da Educação do Campo na racionalidade neoliberal. Considerando tal objetivo, elenca-se como abordagem metodológica a pesquisa de cunho qualitativo, a partir de uma análise de discurso inspirada em Michel Foucault. Para tanto tomo como materialidade analítica: o Programa Nacional de Educação do Campo- PRONACAMPO (2013), a partir do qual busco pelas recorrências discursivas que me possibilitem identificar princípios produzidos como direcionadores das relações e possibilidades ofertadas aos sujeitos que vivenciam e atuam nos processos de escolarização na educação do campo, dentro de uma lógica de Governo neoliberal. A análise empreendida tende a percepção de elementos que envolvem formas de autonomia e autogestão dos sujeitos, apresentado pelo programa como princípios que buscam o fortalecimento das ações de governamento na sociedade, com vistas à produção de uma população menos exposta ao risco e mais exposta à seguridade. As discussões construídas no texto fazem-se pertinentes para nós por entendermos que, da necessidade de produção de novas subjetividades adequadas às exigências do mundo contemporâneo, fundidas com as necessidades de produção de sujeitos úteis à lógica neoliberal, resulta ao Estado intervir nas condutas dos sujeitos, garantindo que cada um esteja permanentemente produzindo seus próprios desejos ao mesmo tempo em que conquista condições necessárias para sua satisfação. Nessa lógica, investir em Educação do Campo significa defender que é possível e preciso que os sujeitos se mantenham no campo, desde que empreendendo, produzindo e consumindo e assim prevenindo os riscos de se constituir como sujeitos excluídos das tramas econômicas do país. Ao trabalhar na análise do Programa, em articulação com demais documentos que formam uma rede discursiva sobre educação do campo no país, observei um deslocamento da educação rural para educação do campo. Esse deslocamento surge colado à emergência de políticas que propõe uma educação escolar que deve ser gestada a partir dos princípios da vida do campo, em articulação com os princípios neoliberais, ou seja, propõe-se uma escola que ao ser inserida no campo, sob a intenção de respeitar as particularidades de quem nele vive, procura capturar os sujeitos alvos de suas práticas para um modo de vida neoliberal.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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