Mostrar registro simples

dc.creatorFerreira, Virginia Diniz
dc.date.accessioned2019-04-15T14:02:28Z
dc.date.available2019-04-15T14:02:28Z
dc.date.issued2018-07-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16214
dc.description.abstractThe evolution of media society to mediatized society has made that sense practices alter the ways of establishing social practices (FAUSTO NETO, 2008). Thus, the religious field alters its modes of functioning in function of mediatic logics (Borelli, 2010a) and mediatic Catholicism is perceived as a phenomenon, in the mediatic appropriation made by the charismatic movement. Among the Catholic broadcasters, TV Canção Nova (CN) stands out for the technological aport and investment in platforms and media. It integrates this context of alteration of religious practices, due to the transformation generated by being present in the events that populate the process of mediatization of society (FLORES, 2010; GASPARETTO, 2009) and carries out the propagation of religious discourse, from the media. This reasearch addresses the process of mediatization of society (VERÓN, 1997) and its implications over media practices performed by Catholic charismatic broadcasters, which emerge from mediatic Catholicism (CARRANZA, 2011). This way, problematizes: how the PHN (Por Hoje Não Vou mais Pecar) use the strategies of addressing mode to target the young public and lead to a possible adhesion to the faith? A qualitative, descriptive and interpretive research is carried out, divided into three phases: First, the choice of the corpus, in the transmitter of the programs on YouTube, Canção Nova Play, with 70 issues, from 02/02/2016 to 10/03/2017. As a complementary strategy, a participatory observation was made during the production and recording of the program, held on 06/30/2017, on TV CN, which helped identify the content preferred by the public, consumed media and PHN public profile. In the second phase, five programs were chosen, following the criteria of presenters (official and substitutes) and scenarios (external and studio); the topics covered by the program were categorized and the selection of the exhibition of the five editions for final analysis, referring to the days: 12/01/2016; 2/16/2016; 04/16/2016; 8/30/2016 and 9/20/2016. In the third and last phase, the analysis of the addressing modes (GOMES I., 2011) was carried out to reach the objectives and answer the questions: how the program is structured, what strategies are used by the production to retain and capture the public young faithful and what type of faithful is constituted from the program. The study evidences that the testimony (PUNTEL, 2005) is the structural basis of the program and serves as a contact strategy (FAUSTO NETO, 2004) for the proposal of adherence of the faith to young people, emerging in the language of charismatic mediatic Catholicism.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMidiatização da religiãopor
dc.subjectModos de endereçamentopor
dc.subjectCatolicismo midiáticopor
dc.subjectCanção Novapor
dc.subjectRCCpor
dc.subjectMediatization of religioneng
dc.subjectAddressing modeseng
dc.subjectMedia catholicismeng
dc.titleCatolicismo midiático, juventude e testemunho: uma análise do programa PHN da TV Canção Novapor
dc.title.alternativeCatholicism, youth and testimony: an analysis of the PHN TV program from TV Canção Novaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA evolução da sociedade dos meios para sociedade midiatizada fez com que as práticas de sentido alterassem as formas de estabelecimento de práticas sociais (FAUSTO NETO, 2008). Assim, o campo religioso altera seus modos de funcionamento em função de lógicas midiáticas (BORELLI, 2010a) e o catolicismo midiático é percebido como fenômeno, na apropriação midiática feita pelo movimento carismático. Entre as emissoras católicas, ganha destaque a TV Canção Nova (CN), pelo aporte tecnológico e o investimento em plataformas e mídias. Ela integra esse contexto de alteração das práticas religiosas, em virtude da transformação gerada por estar presente nos acontecimentos que povoam o processo de midiatização da sociedade (FLORES, 2010; GASPARETTO, 2009) e realiza a propagação do discurso religioso, a partir das mídias. Dito isso, a presente pesquisa aborda o processo de midiatização da sociedade (VERÓN, 1997) e suas incidências sobre as práticas midiáticas realizadas por emissoras católicas carismáticas, que emergem do catolicismo midiático (CARRANZA, 2011). Desta forma, problematiza-se: de que modo o Programa PHN (Por Hoje Não Vou mais Pecar) utiliza as estratégias de modo de endereçamento para se direcionar ao público jovem e o conduzir a uma possível adesão à fé? Realiza-se uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, dividida em três fases: Primeira, escolha do corpus, no depositório dos programas da emissora, no YouTube, Canção Nova Play, com 70 edições, do dia 02/02/2016 a 03/10/2017. Como estratégia complementar, fez-se uma observação participativa durante produção e gravação do programa, realizada em 30/06/2017, na TV CN, que auxiliou na identificação dos conteúdos preferidos pelo público, mídias consumidas, perfil do público PHN. Na segunda fase, elegeu-se cinco programas, seguindo os critérios de apresentadores (oficial e substitutos) e cenários (externa e estúdio); categorizou-se os temas abordados pelo programa e se fez a seleção da mostra das cinco edições para análise final, referentes aos dias: 12/01/2016; 16/02/2016; 16/04/2016; 30/08/2016 e 20/09/2016. Na terceira e última fase, realizou-se a análise dos modos de endereçamento (GOMES I., 2011), para alcançar os objetivos e responder às questões: como o programa se estrutura, quais as estratégias utilizadas pela produção para fidelizar e capturar o público fiel jovem e que tipo de fiel é constituído a partir do programa. O estudo evidencia que o testemunho (PUNTEL, 2005) é a base estrutural do programa e serve de estratégia de contato (FAUSTO NETO, 2004) para proposta de adesão da fé aos jovens, emergindo na linguagem do catolicismo midiático carismático.por
dc.contributor.advisor1Borelli, Viviane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0710124685911526por
dc.contributor.referee1Dalmolin, Aline Roes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7869463407801702por
dc.contributor.referee2Sanchotene, Carlos Renan Samuel
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8141796720337947por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9251486865647829por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International