dc.contributor.advisor | Pereira, Adriana Soares | |
dc.creator | Fernandes, Alexandre Roberto Villanova | |
dc.date.accessioned | 2019-04-15T16:07:05Z | |
dc.date.available | 2019-04-15T16:07:05Z | |
dc.date.issued | 2013-12-14 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16221 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, Curso de Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The technology is present in everyone's life. Today, any professional field resists
transformation that occurs, the information age. Given this situation, it was impossible
for accounting as science should be oblivious to the technological progress.
Government, business and professional accounting books and realized that the pen
could no longer be part of routine accounting. Thus, the Brazilian government
initiated a reform in the tax and accounting control that changed and will change the
whole routine of businesses and their accountants. This work aims to conduct an
analysis of the processes of implementation of SPED in a company and thus verify
the difficulties and benefits that the project has brought to it. The methodology was
supported in exploratory research which allowed a literature in books and scientific
articles already published on that subject, the survey by contacting the professionals
involved in the fields of accounting and information technology company ABC and
qualitative research. This work may be seen as the SPED changed the
organizational culture, changing work processes, serve customers to suppliers,
customers, internal and external controls of the accounting and tax information, the
use of systems to assist in making decisions, there was greater integration and
participation of other employees in the company's routine for the successful
implementation of SPED project. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Contabilidade | por |
dc.subject | SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) | por |
dc.subject | Technology | eng |
dc.subject | Accounting | eng |
dc.title | Análise da implantação do projeto SPED em uma empresa | por |
dc.title.alternative | Analysis of the implementation of the project in a SPED company | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Frederico Westphalen, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão de Tecnologia da Informação | por |
dc.description.resumo | A tecnologia está presente na vida de todos. Hoje, nenhum campo profissional
resiste à transformação que acontece, a era da informação. Diante deste quadro, era
impossível que a Contabilidade como ciência ficasse alheia ao progresso
tecnológico. Governo, empresas e o profissional contábil perceberam que os livros e
a caneta já não podiam fazer parte do cotidiano da contabilidade. Assim, o governo
brasileiro deu início a uma reforma no controle fiscal e contábil que modificou e irá
modificar toda rotina das empresas e de seus contadores. Este trabalho tem como
objetivo realizar uma análise dos processos de implantação do SPED em uma
empresa e assim verificar as dificuldades e os benefícios que o projeto trouxe para a
mesma. A metodologia foi apoiada na pesquisa exploratória a qual permitiu um
levantamento bibliográfico em livros e artigos científicos já publicados sobre o
referido assunto, no levantamento através de contato com os profissionais
envolvidos nas áreas de contabilidade e tecnologia da informação da empresa ABC
e na pesquisa qualitativa. Neste trabalho pode-se observar como o SPED mudou a
cultura organizacional da empresa, alterando os processos de trabalho, como no
atendimento aos fornecedores, clientes, nos controles internos e externos da
informação contábil e fiscal, na utilização de sistemas para auxiliar na tomada de
decisões, houve uma maior integração e participação de outros colaboradores na
rotina da empresa para o sucesso da implantação do projeto SPED. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | por |
dc.publisher.unidade | Colégio Agrícola de Frederico Westphalen | por |