A gestão democrática das escolas cidadãs da rede municipal de ensino de Constantina/RS
Resumen
A gestão democrática tem sido tema recorrente nas atuais discussões de teóricos e profissionais da educação. Cada vez mais este assunto se reveste de importância e, em especial, quando se busca a compreensão do espaço escolar e as possibilidades de construção de práticas emancipatórias. Este trabalho monográfico tem por finalidade tecer uma análise da gestão das escolas da Rede Municipal de Constantina/RS, as quais estão inseridas no paradigma da Escola Cidadã e, com vista à compreensão dos processos democráticos em construção, a análise propõe-se a refletir sobre democracia, gestão escolar, participação e cidadania. O grande desafio é elucidar estas questões de modo a ampliar os conhecimentos relacionados ao assunto, pois é necessário conhecer a realidade para poder avançar na perspectiva de uma educação de qualidade. A metodologia, de natureza qualitativa, ancora-se na pesquisa bibliográfica e em um estudo de caso, quando parte da investigação e sintetização das ideias de diversos autores aliados a compreensões manifestadas através de respostas obtidas em questionários aplicados a gestores, professores e famílias de modo a reconhecer as distintas realidades e as ações democráticas no cotidiano educativo. Em um cenário escolar, que se quer democrático e participativo, espera-se a interação de sujeitos escolares atuantes, criativos, dinâmicos, que promovam a participação e busquem práticas que permitam o trabalho em equipe dos diversos segmentos da comunidade escolar.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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