Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, Jorge Luiz da
dc.creatorFrasson, Carine Martins Godoy Torres
dc.date.accessioned2019-04-16T12:50:33Z
dc.date.available2019-04-16T12:50:33Z
dc.date.issued2010-03-12
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16229
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis search aimed to debate the influence that the gauchos culture have over the nursery school in Lar de Miriam2 through the theme “gauchos’ culture in the education process, which allowed an improved experience in both educational and social levels, linking together the scholar management and the learning process. For this purpose, the research brings to the classroom the gaucho’s values trying to determine opinions in order to think of the pedagogical practices throughout analysis of data characterized by the bibliographical research as well as the observation of the procedures used in classroom to give a chance to develop studies about the gaucho’s culture, raising in children and young people stake to the common culture and traditions, helping out in the citizen’s formation. Reflecting about the process of scholar management and the learning processes built in the school to create the collectivity and subject’s individuality to live in society. Concluding the work, it is affirmed that knowing the student’s group peculiarities is essential to elaborate creative educational activities. In the end of the work, the final considerations are about a critical reflection on the nursery school’s practice, and these reflections can contribute to a more effective actions in the schooling practice in the Lar de Mirian.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConcepções de gaúchopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectNursery schooleng
dc.subjectEducationeng
dc.titleA influência da cultura gaúcha na educação infantilpor
dc.title.alternativeThe gaucho’s culture influences in the nursery schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo se propôs a culminar a influência da cultura gaúcha na Educação Infantil da Instituição Lar de Miriam, através do estudo do tema: CULTURA GAÚCHA EM PROCESSO COM A EDUCAÇÃO, que nos propiciou melhor vivência a nível educacional e social interligando a Gestão educacional, bem como os processos de aprendizagens construídos na escola. Para tanto, a pesquisa ao realizar as ações dentro de sala de aula, procurando valorizar o gaúcho e determinar opiniões na expectativa de que as práticas pedagógicas possam ser re-pensadas através da análise e reflexão sobre os dados se caracteriza pela pesquisa bibliográfica e observação dos procedimentos utilizados em sala de aula para oportunizar o desenvolvimento e estudo da cultura gaúcha; despertar nas crianças e jovens o interesse por nossa tradição e nossas entidades; estimular a participação do público alvo para as nossas atividades campeiras, artísticas e esportivas; ajudar na formação da cidadania, contribuindo com a disciplina, interesse e preservação do patrimônio cultural do nosso Estado. Ao refletir sobre os processos de gestão escolar e gestão educacional, bem como os processos de aprendizagens construídos na escola para (re)criar entre coletividades e individualidades dos sujeitos para convivência na sociedade. Conclui-se reafirmando a necessidade de conhecer as peculiaridades do grupo de educandos no qual o educador atua a fim de que práticas não sejam as mesmas, assim como, de uma elaboração adequada que permita a criatividade do educador. E por fim teremos as considerações finais, nas quais são direcionadas para uma reflexão crítica. Assim consideramos que a busca de conhecimento nos possibilitaram contribuir nas descobertas de ação mais eficiente no trato na Educação Infantil da Instituição Lar de Miriam.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto