dc.contributor.advisor | Cunha, Jorge Luiz da | |
dc.creator | Frasson, Carine Martins Godoy Torres | |
dc.date.accessioned | 2019-04-16T12:50:33Z | |
dc.date.available | 2019-04-16T12:50:33Z | |
dc.date.issued | 2010-03-12 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16229 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This search aimed to debate the influence that the gauchos culture have over the
nursery school in Lar de Miriam2 through the theme “gauchos’ culture in the
education process, which allowed an improved experience in both educational and
social levels, linking together the scholar management and the learning process. For
this purpose, the research brings to the classroom the gaucho’s values trying to
determine opinions in order to think of the pedagogical practices throughout analysis
of data characterized by the bibliographical research as well as the observation of the
procedures used in classroom to give a chance to develop studies about the
gaucho’s culture, raising in children and young people stake to the common culture
and traditions, helping out in the citizen’s formation. Reflecting about the process of
scholar management and the learning processes built in the school to create the
collectivity and subject’s individuality to live in society. Concluding the work, it is
affirmed that knowing the student’s group peculiarities is essential to elaborate
creative educational activities. In the end of the work, the final considerations are
about a critical reflection on the nursery school’s practice, and these reflections can
contribute to a more effective actions in the schooling practice in the Lar de Mirian. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Concepções de gaúcho | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Nursery school | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | A influência da cultura gaúcha na educação infantil | por |
dc.title.alternative | The gaucho’s culture influences in the nursery school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este estudo se propôs a culminar a influência da cultura gaúcha na Educação Infantil
da Instituição Lar de Miriam, através do estudo do tema: CULTURA GAÚCHA EM
PROCESSO COM A EDUCAÇÃO, que nos propiciou melhor vivência a nível
educacional e social interligando a Gestão educacional, bem como os processos de
aprendizagens construídos na escola. Para tanto, a pesquisa ao realizar as ações
dentro de sala de aula, procurando valorizar o gaúcho e determinar opiniões na
expectativa de que as práticas pedagógicas possam ser re-pensadas através da
análise e reflexão sobre os dados se caracteriza pela pesquisa bibliográfica e
observação dos procedimentos utilizados em sala de aula para oportunizar o
desenvolvimento e estudo da cultura gaúcha; despertar nas crianças e jovens o
interesse por nossa tradição e nossas entidades; estimular a participação do público
alvo para as nossas atividades campeiras, artísticas e esportivas; ajudar na
formação da cidadania, contribuindo com a disciplina, interesse e preservação do
patrimônio cultural do nosso Estado. Ao refletir sobre os processos de gestão
escolar e gestão educacional, bem como os processos de aprendizagens
construídos na escola para (re)criar entre coletividades e individualidades dos
sujeitos para convivência na sociedade. Conclui-se reafirmando a necessidade de
conhecer as peculiaridades do grupo de educandos no qual o educador atua a fim
de que práticas não sejam as mesmas, assim como, de uma elaboração adequada
que permita a criatividade do educador. E por fim teremos as considerações finais,
nas quais são direcionadas para uma reflexão crítica. Assim consideramos que a
busca de conhecimento nos possibilitaram contribuir nas descobertas de ação mais
eficiente no trato na Educação Infantil da Instituição Lar de Miriam. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |