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dc.contributor.advisorSilveira, Djalma Dias da
dc.creatorFrigo, Juliana Pires
dc.date.accessioned2019-04-16T13:06:14Z
dc.date.available2019-04-16T13:06:14Z
dc.date.issued2011-12-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16230
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractNowadays, one of the biggest worries in a world level is about to preserve the environment, among them, the urban waste production. The wastes have a great relationship with the human history, because they were always present in the daily people lives, so with the constant urbanization process it led the civil building indexes growth, such demands for new building spaces brought also new environmental problems to the urban centers such as, for example, the final destination of the civil buildings wastes or even their proper uses. The present study aims mainly purpose to promote the awareness of the environmental education importance about the wastes produced by the civil building. For this, it was used the following methodological procedures: photographic survey where it was possible to identify the mainly civil building wastes destinations and, the technical leaflet making that characterizes an education practice related to the environment, being dialectic and applied that combine scientific and theoretical, resulting in the application and explanation of the subject through the brochure fifteen works in the city of Foz do Iguaçu, PR, succeeding in its application, being showed to an adequate language and with an easy comprehension in the aspects that refer to the environmental questions, enabling a total comprehension by the professionals and the general population. This practice as an education form has a fundamental role, because it’s possible to contribute to the individual’s sensitization as well as in the everyday practices transformation, emphasizing that these information can’t be passed away as simple knowledge transference, it is necessary to establish a dialogue, a communication.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectResíduospor
dc.subjectConscientizaçãopor
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectWasteseng
dc.subjectAwarenesseng
dc.titleEducação ambiental e construção civil: práticas de gestão de resíduos em Foz do Iguaçu - PRpor
dc.title.alternativeEnvironmental education and the civil building: management practices from Foz do Iguaçu - PReng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoAtualmente uma das grandes preocupações a nível mundial é com a preservação do meio ambiente, dentre estas à geração de resíduos urbanos. Os resíduos têm grande relação com a história da humanidade, pois sempre estiveram presentes no cotidiano populacional, com o constante processo de urbanização acarretou o aumento nos índices da construção civil, tais demandas por novos espaços construídos trouxeram também novos problemas ambientais para os centros urbanos como, por exemplo, o destino final ou aproveitamento adequado dos resíduos da construção civil. O estudo visa principalmente promover a conscientização quanto à importância da educação ambiental a cerca dos resíduos gerados pela construção civil. Para tanto foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento fotográfico sendo possível identificar os principais destinos dos resíduos da construção civil e, a confecção de um folheto técnico que se caracteriza como uma prática de educação dirigida ao meio ambiente, sendo dialética e aplicada combinando elementos científicos e teóricos, resultando na aplicação e explanação do assunto através do folheto em quinze obras na cidade de Foz do Iguaçu-PR, obtendo êxito em sua aplicação, por possuir uma linguagem adequada, de fácil entendimento no que se refere às questões ambientais, possibilitando total compreensão por parte dos profissionais e população em geral. Esta prática como forma de educação tem papel fundamental, pois é possível contribuir com a sensibilização dos indivíduos e na transformação de suas práticas cotidianas, destacando que tais informações não podem ser passadas como simplesmente transferência de conhecimento é necessário que se estabeleça um diálogo, uma comunicação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação Ambiental - EaD [321]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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