dc.contributor.advisor | Silveira, Djalma Dias da | |
dc.creator | Frigo, Juliana Pires | |
dc.date.accessioned | 2019-04-16T13:06:14Z | |
dc.date.available | 2019-04-16T13:06:14Z | |
dc.date.issued | 2011-12-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16230 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Nowadays, one of the biggest worries in a world level is about to preserve the
environment, among them, the urban waste production. The wastes have a great
relationship with the human history, because they were always present in the daily
people lives, so with the constant urbanization process it led the civil building indexes
growth, such demands for new building spaces brought also new environmental
problems to the urban centers such as, for example, the final destination of the civil
buildings wastes or even their proper uses. The present study aims mainly purpose
to promote the awareness of the environmental education importance about the
wastes produced by the civil building. For this, it was used the following
methodological procedures: photographic survey where it was possible to identify the
mainly civil building wastes destinations and, the technical leaflet making that
characterizes an education practice related to the environment, being dialectic and
applied that combine scientific and theoretical, resulting in the application and
explanation of the subject through the brochure fifteen works in the city of Foz do
Iguaçu, PR, succeeding in its application, being showed to an adequate language
and with an easy comprehension in the aspects that refer to the environmental
questions, enabling a total comprehension by the professionals and the general
population. This practice as an education form has a fundamental role, because it’s
possible to contribute to the individual’s sensitization as well as in the everyday
practices transformation, emphasizing that these information can’t be passed away
as simple knowledge transference, it is necessary to establish a dialogue, a
communication. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Resíduos | por |
dc.subject | Conscientização | por |
dc.subject | Environment | eng |
dc.subject | Wastes | eng |
dc.subject | Awareness | eng |
dc.title | Educação ambiental e construção civil: práticas de gestão de resíduos em Foz do Iguaçu - PR | por |
dc.title.alternative | Environmental education and the civil building: management practices from Foz do Iguaçu - PR | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Atualmente uma das grandes preocupações a nível mundial é com a preservação do
meio ambiente, dentre estas à geração de resíduos urbanos. Os resíduos têm
grande relação com a história da humanidade, pois sempre estiveram presentes no
cotidiano populacional, com o constante processo de urbanização acarretou o
aumento nos índices da construção civil, tais demandas por novos espaços
construídos trouxeram também novos problemas ambientais para os centros
urbanos como, por exemplo, o destino final ou aproveitamento adequado dos
resíduos da construção civil. O estudo visa principalmente promover a
conscientização quanto à importância da educação ambiental a cerca dos resíduos
gerados pela construção civil. Para tanto foram utilizados os seguintes
procedimentos metodológicos: levantamento fotográfico sendo possível identificar os
principais destinos dos resíduos da construção civil e, a confecção de um folheto
técnico que se caracteriza como uma prática de educação dirigida ao meio
ambiente, sendo dialética e aplicada combinando elementos científicos e teóricos,
resultando na aplicação e explanação do assunto através do folheto em quinze
obras na cidade de Foz do Iguaçu-PR, obtendo êxito em sua aplicação, por possuir
uma linguagem adequada, de fácil entendimento no que se refere às questões
ambientais, possibilitando total compreensão por parte dos profissionais e população
em geral. Esta prática como forma de educação tem papel fundamental, pois é
possível contribuir com a sensibilização dos indivíduos e na transformação de suas
práticas cotidianas, destacando que tais informações não podem ser passadas como
simplesmente transferência de conhecimento é necessário que se estabeleça um
diálogo, uma comunicação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |