Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonin, Guerino Antonio
dc.creatorFlorenço, Luís Volmir
dc.date.accessioned2019-04-16T15:04:27Z
dc.date.available2019-04-16T15:04:27Z
dc.date.issued2011-10-15
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16232
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe object of this case study is the mobility of the town of Passo Fundo-RS in the midst of urban development and aims to provide practices with respect to education projects in traffic, aiming to show the benefits obtained with the implementation of new technologies for traffic with the proper functioning of traffic lights, reducing accidents, congestion, and the social cost of building sustainability, strengthening citizenship, through various sectors of society, to achieve the maximum capacity of bottlenecking traffic making sure the road system to drivers and pedestrians. Cities that have an effective management of their intersections, especially semaforizadas, since the effective control of traffic lights in town is a fundamental activity for the urban traffic management, will ensure a better road system, which will return in benefits to the community in general. With greater security, ease and comfort in the air everyday, from home to work, from work to school, and so contributing to improving the quality of life. Therefore, it is understood that for a match between the society and conservation of roads, human beings will inevitably have to undergo a rehabilitation that actually occurs due protection. As a possible solution to face these issues, is the priority for developing tools that enable the practice of public action for development. But it is worth noticing that the traffic is more than a problem of Secretaries of Security and the Departments of Transportation, is a matter of behavior change and education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMobilidade urbanapor
dc.subjectTrânsitopor
dc.subjectTecnologias implantadas em Passo Fundopor
dc.subjectUrban mobilityeng
dc.subjectTrafficeng
dc.subjectTechnology deployed in Passo Fundoeng
dc.titleMobilidade urbana: o caso da cidade de Passo Fundo - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tapejara, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoO objeto deste estudo de caso é a mobilidade urbana da cidade de Passo Fundo/ RS em meio ao desenvolvimento urbano e visa apresentar práticas com relação aos projetos de educação no trânsito, objetivando mostrar os benefícios obtidos com a implantação de novas tecnologias a favor do trânsito, com o funcionamento adequado dos semáforos, da redução de acidentes, dos congestionamentos, bem como do custo social, da construção da sustentabilidade, do fortalecimento da cidadania, por meio dos vários setores da sociedade, visando atingir o máximo de capacidade de desafogamento do tráfego, tornando seguro o sistema viário para condutores e pedestres. As cidades que tiverem um gerenciamento eficaz das suas intersecções, principalmente as semaforizadas, uma vez que o controle efetivo dos semáforos de uma cidade consiste em atividade fundamental para o gerenciamento do tráfego urbano, terão assegurado um melhor desempenho do sistema viário, o qual retornará em benefícios à comunidade em geral. Havendo maior segurança, fluidez e conforto em suas viagens cotidianas, da casa ao trabalho, do trabalho à escola, e assim sucessivamente, contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população. Por isso, entende-se que para haver uma compatibilidade entre a sociedade e a conservação das vias, o ser humano, inevitavelmente, terá que passar por uma reeducação para que realmente ocorra a devida proteção. Como solução possível para o enfrentamento destas questões, encontra-se a priorização na elaboração de instrumentos que viabilizem a prática de ações públicas para o desenvolvimento. Porém há que se ressaltar que o trânsito é mais que um problema das Secretarias de Segurança e das Secretarias de Transporte, é uma questão de mudança de comportamento e de educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Pública - EaD [307]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto