dc.contributor.advisor | Weschenfelder, Noeli Valentina | |
dc.creator | Flôres, Vanessa Medianeira da Silva | |
dc.date.accessioned | 2019-04-17T11:48:42Z | |
dc.date.available | 2019-04-17T11:48:42Z | |
dc.date.issued | 2013-09-13 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16237 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Concepção | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.title | Caleidoscópio: novos olhares para a educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | Este trabalho versa sobre a concepção de educação infantil de uma instituição de ensino pública estatal que atende crianças de 0 a 4 anos, localizada na zona oeste do município de Santa Maria - RS, identificando como o papel desempenhado pela gestão escolar articula essas concepções. O aporte teórico deste trabalho está baseado em Áries (1986), Bujes (2001) e Kuhlmann Jr. (1998) sobre a história da infância, bem como nos estudos realizados por Vygotsky sobre o desenvolvimento infantil, Abramovicz (2010) que aborda a sociologia da infância e ainda nas produções de Lück (2006) e Ferreira (2001) acerca da gestão escolar. O estudo caracteriza-se como relato de experiência. Os resultados alcançados com esta trabalho evidenciam que a partir da ressignificação do papel da gestão escolar a instituição esta transformando a realidade com opções claras e condizentes com o fazer na educação infantil, tendo a criança como centro do processo educativo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |