dc.contributor.advisor | Baptaglin, Leila Adriana | |
dc.creator | Franz, Alessandra | |
dc.date.accessioned | 2019-04-18T13:46:15Z | |
dc.date.available | 2019-04-18T13:46:15Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16258 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This paper presents a study on how the process occurs inclusion in the
school, noting the need for educators to offer special treatment toward the ideal of
inclusion. In this direction, the legislation is explicit regarding the obligation to
welcome and enroll all students, regardless of their needs or differences. The idea of
inclusion is associated with a democratic society in which diversity is respected, and
everyone, equally, have the same opportunities, the inclusion also seeks to
overthrow this type of vision, championing the idea that education is built plurality and
make sure that the learning process merges the interaction, from which develops a
humane and meaningful to perceive the environment. Therefore, this study seeks to
analyze the perception of the management group (parents, students, the direction of
the supervising teachers and teaching) of a municipal school in elementary school in
order to see how the inclusion occurs. For this six questionnaires were conducted
with seven subjects, from the analysis of the contents of these questionnaires realize
that the teachers of this school have a position in favor of inclusion, however, the way
is being planned inclusion is not occurring in its entirety. You must make curricular
adjustments in order to engage students with educational needs in activities that
develop their potential and really forget the idea of homogeneity. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino regular | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Portadores de deficiência | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Regular education | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Disabled | eng |
dc.subject | School inclusion | eng |
dc.title | A gestão democrática frente ao processo de inclusão em uma escola municipal de ensino fundamental do meio rural de Novo Barreiro (RS) | por |
dc.title.alternative | Democratic front of the management process of inclusion in a school hall of elementary education of rural areas of New Barreiro/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo sobre como ocorre o processo de inclusão
no âmbito escolar, atentando para a necessidade de que os educadores ofereçam
um tratamento especial rumo ao ideal da inclusão. Nesta direção, a legislação é
explícita, quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos,
independente de suas necessidades ou diferenças. A ideia de inclusão está
associada a uma sociedade democrática, na qual, a diversidade é respeitada, e
todos, de forma igual, têm as mesmas oportunidades, a inclusão também busca
derrubar este tipo de visão, defendendo a ideia de que o ensino se constrói na
pluralidade e na certeza de que o processo de aprendizagem se funde na interação,
a partir da qual desenvolve uma forma humana e significativa de perceber o meio.
Sendo assim, busca-se neste estudo analisar a percepção do grupo gestor (dos
pais, dos alunos, da direção, dos professores e da supervisora de ensino) de uma
escola municipal de ensino fundamental a fim de verificar como ocorre a inclusão.
Para isso foram realizados seis questionários com sete sujeitos, a partir da análise
do conteúdo destes questionários percebemos que os professores desta escola
apresentam uma posição favorável à inclusão, entretanto, da maneira como está
sendo pensada a inclusão não está ocorrendo em sua totalidade. É necessário
realizar adequações curriculares, a fim de envolver os alunos com necessidades
educacionais em atividades que realmente desenvolvam suas potencialidades e
esquecer a ideia de homogeneidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |