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dc.contributor.advisorBaptaglin, Leila Adriana
dc.creatorFranz, Alessandra
dc.date.accessioned2019-04-18T13:46:15Z
dc.date.available2019-04-18T13:46:15Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16258
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis paper presents a study on how the process occurs inclusion in the school, noting the need for educators to offer special treatment toward the ideal of inclusion. In this direction, the legislation is explicit regarding the obligation to welcome and enroll all students, regardless of their needs or differences. The idea of inclusion is associated with a democratic society in which diversity is respected, and everyone, equally, have the same opportunities, the inclusion also seeks to overthrow this type of vision, championing the idea that education is built plurality and make sure that the learning process merges the interaction, from which develops a humane and meaningful to perceive the environment. Therefore, this study seeks to analyze the perception of the management group (parents, students, the direction of the supervising teachers and teaching) of a municipal school in elementary school in order to see how the inclusion occurs. For this six questionnaires were conducted with seven subjects, from the analysis of the contents of these questionnaires realize that the teachers of this school have a position in favor of inclusion, however, the way is being planned inclusion is not occurring in its entirety. You must make curricular adjustments in order to engage students with educational needs in activities that develop their potential and really forget the idea of homogeneity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino regularpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPortadores de deficiênciapor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectRegular educationeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectDisabledeng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.titleA gestão democrática frente ao processo de inclusão em uma escola municipal de ensino fundamental do meio rural de Novo Barreiro (RS)por
dc.title.alternativeDemocratic front of the management process of inclusion in a school hall of elementary education of rural areas of New Barreiro/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre como ocorre o processo de inclusão no âmbito escolar, atentando para a necessidade de que os educadores ofereçam um tratamento especial rumo ao ideal da inclusão. Nesta direção, a legislação é explícita, quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, independente de suas necessidades ou diferenças. A ideia de inclusão está associada a uma sociedade democrática, na qual, a diversidade é respeitada, e todos, de forma igual, têm as mesmas oportunidades, a inclusão também busca derrubar este tipo de visão, defendendo a ideia de que o ensino se constrói na pluralidade e na certeza de que o processo de aprendizagem se funde na interação, a partir da qual desenvolve uma forma humana e significativa de perceber o meio. Sendo assim, busca-se neste estudo analisar a percepção do grupo gestor (dos pais, dos alunos, da direção, dos professores e da supervisora de ensino) de uma escola municipal de ensino fundamental a fim de verificar como ocorre a inclusão. Para isso foram realizados seis questionários com sete sujeitos, a partir da análise do conteúdo destes questionários percebemos que os professores desta escola apresentam uma posição favorável à inclusão, entretanto, da maneira como está sendo pensada a inclusão não está ocorrendo em sua totalidade. É necessário realizar adequações curriculares, a fim de envolver os alunos com necessidades educacionais em atividades que realmente desenvolvam suas potencialidades e esquecer a ideia de homogeneidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [933]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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