dc.contributor.advisor | Fontana, Hugo Antonio | |
dc.creator | Ferreira, Ana Clecia Eloy | |
dc.date.accessioned | 2019-04-18T14:25:17Z | |
dc.date.available | 2019-04-18T14:25:17Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16260 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The relevance of research on the topic "The role of the School Board in the preparation, implementation and evaluation school projects" is to report the role of the School Board as democratic management . For we will investigate the financial participation of the School Board of the School of Early Childhood Education and Elementary (EMEIF) in Fortaleza, and the democratic process, and the relationship of that with the school community and the core manager, to understand the process of decision making. The aim of this work in the broad sense is to analyze the importance of the democratic management of education - ensuring the autonomy of the school and effective participation of different segments that compose the local school - the teaching-learning process as well as positive results for a quality public school. Tries to demonstrate the complex process that involves several scenarios of multiple possibilities for the organization: the participation of the moments of the school board, the performance of the segments parents, students, faculty and staff on issues of school performance, the formulation, implementation, and evaluation of school projects included in the Political Project (PPP) school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Conselho escolar | por |
dc.subject | Projetos escolares | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | School board | eng |
dc.subject | School projects | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | A atuação do conselho escolar na elaboração, execução e avaliação dos projetos escolares | por |
dc.title.alternative | The peformance of the school board in the preparation, implementation and evaluation of school projects | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A relevância da pesquisa sobre o tema “A atuação do Conselho Escolar na elaboração, execução e avaliação dos projetos escolares” está em relatar o papel do Conselho Escolar enquanto gestão democrática. Para tanto será investigado o exercício de participação do Conselho Escolar de uma Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental, no Município de Fortaleza, e o processo democrático do mesmo com a comunidade escolar e o núcleo gestor, para compreender o processo de tomada de decisões. O que se pretende com este trabalho, em sentido amplo, é analisar a importância da gestão democrática da educação - a garantia da autonomia da escola e efetiva participação dos diferentes segmentos que compõem a comunidade escolar local - no processo ensino-aprendizagem, bem como os resultados positivos para uma escola pública de qualidade. Tenta-se demonstrar o complexo processo que envolve vários cenários de múltiplas possibilidades de organização: os momentos de participação do conselho escolar; a atuação dos segmentos pais, alunos, professores e funcionários nas questões de desempenho do educando; a elaboração, execução, e avaliação dos projetos escolares inseridos no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |