Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFeistel, Paulo Ricardo
dc.creatorUberti, Bianca
dc.date.accessioned2019-04-22T14:52:20Z
dc.date.available2019-04-22T14:52:20Z
dc.date.issued2018-12-10
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16280
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Econômicas, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze the structure and importance of trade between Brazil and the European Union, to investigate the comparative advantages in trade and the opportunities that trade offers for Brazil. For this purpose, competitiveness indicators were used, which showed which products have the greatest export potential and were strategic for the expansion of this relationship. These products are largely primary, with low added value, such as the Food, Fumes and Beverages, Non-Metallic Minerals and Minerals product groups, which already form the basis of Brazilian exports. An alternative to the potential European market focuses on the expansion of manufactured products, precisely seeking to diversify the region's export tariff, which is still very concentrated. However, for this, there must be public and private investments in the productive sectors, precisely seeking greater innovative capacity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComércio internacionalpor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectUnião Europeiapor
dc.subjectVantagens comparativaspor
dc.subjectInternational tradeeng
dc.subjectEuropean Unioneng
dc.subjectComparative advantageeng
dc.titleA evolução do comércio Brasil – União Europeia: uma análise das vantagens comparativas no período de 2007 a 2017por
dc.title.alternativeThe evolution of trade Brazil - European Union: an analysis of comparative advantages in the period 2007 to 2017eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Econômicaspor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar a estrutura e a importância do comércio entre Brasil e União Europeia, investigar as vantagens comparativas no comércio e as oportunidades que o comércio oferece para o Brasil. Para isso foram utilizados indicadores de competitividade, que mostraram quais os produtos que possuem maior potencial exportador e se mostraram estratégicos para a expansão dessa relação. Esses produtos são em grande parte primários, que possuem baixo valor agregado, como por exemplo, os grupos de produtos Alimentos, fumos e bebidas, Minerais e Minerais não-metálicos, produtos esses que já constituem a base das exportações brasileiras. Uma alternativa frente ao potencial mercado Europeu se concentra na expansão de produtos manufaturados, justamente buscando diversificar a pauta de exportação da região, que ainda se encontra bastante concentrada. Porém, para isso, é preciso que haja investimentos públicos e privados nos setores produtivos, justamente buscando uma maior capacidade inovadora.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto