dc.creator | Vianna, Bárbara Ieger | |
dc.date.accessioned | 2019-05-02T15:34:39Z | |
dc.date.available | 2019-05-02T15:34:39Z | |
dc.date.issued | 2018-12-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16350 | |
dc.description.abstract | This work follows the stages for developing an Information Literacy development
Portal for the UFSM Library System, as well as a model course in three modules.
The Portal was structured as a MOOC (Massive open online course) for distribution
of instructional content to promote Information Literacy to UFSM's academic
community. As in a MOOC, the Portal includes both locally produced content and
other OER (Open Educational Resources), licensed with permission for free access,
reuse, and redistribution by third parties. This study is characterized methodologically
as an applied experimental action research. It was conducted according to the three
cycles of action research: planning, execution and evaluation. In the planning phase,
the topics of Information Literacy, the role of academic libraries (AL), MOOCs and
their variants, as well as the forms of engagement for AL in this model of open
access to high quality educational contents typical of the Open Learning (OL)
mindset were reviewed. Also in this phase the academic community of UFSM and
the diagnosis of levels of integration of Information Literacy at UFSM were
contextualized. In the execution cycle, the ADDIE Instructional Design model was
selected to guide the tasks related to the production (design, development and
implementation) of the Portal and model course, as well as the collection of data for
the Evaluation cycle. In this final cycle two rounds of usability assessments were
carried out, to verify aspects of implementation feasibility and user's satisfaction,
using the SUS usability scale. This dissertation is part of the Desenvolvimento de
Tecnologias Educacionais em Rede research line, of the Graduate Program
Tecnologias Educacionais em Rede and generated as a product the prototype
MOOC website "Portal de Competências Informacionais do SiB-UFSM" as well as
the model course "Introdução à pesquisa I: fundamentos". | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Bibliotecas universitárias | por |
dc.subject | Competência informacional | por |
dc.subject | Recursos educacionais abertos | por |
dc.subject | MOOCs | por |
dc.subject | Tecnologias educacionais | por |
dc.subject | Academic libraries | eng |
dc.subject | Information literacy | eng |
dc.subject | Open educational resources | eng |
dc.subject | Education technology | eng |
dc.title | Competência informacional em um contexto de educação aberta: um portal de conteúdos para o sistema de bibliotecas da UFSM - SiB-UFSM | por |
dc.title.alternative | Information literacy in an open education context: a content portal for the sistema de bibliotecas da UFSM - SiB-UFSM | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta a construção de um Portal de conteúdos de
desenvolvimento de Competências Informacionais para o Sistema de Bibliotecas da
UFSM, bem como um curso modelo em três módulos. O Portal foi elaborado para
servir como plataforma, no modelo de distribuição de MOOCs (Massive Open Online
Courses), de disponibilização de conteúdo instrucional para promoção da
Competência Informacional nos estudantes da UFSM. Assim como nos MOOCs, o
Portal comporta tanto os conteúdos produzidos localmente quanto outros REA
(recursos educacionais abertos), licenciados com permissão de acesso, reuso e
redistribuição por terceiros. Este estudo caracteriza-se metodologicamente como
uma pesquisa-ação experimental, de natureza aplicada. Foi conduzido de acordo
com os três ciclos da pesquisa-ação: planejamento, execução e avaliação. Na fase
de planejamento foi feita revisão dos temas de Information Literacy, Competência
Informacional, papel das bibliotecas universitárias (BUs), MOOCs e suas variantes,
bem como das formas de engajamento das BUs neste modelo de acesso aberto aos
conteúdos educacionais de alto nível da geração Open Learning (OL). Também
nesta fase foi contextualizada a situação do Sistema de Bibliotecas da UFSM com o
diagnóstico dos níveis de integração das ações de Competência Informacional na
UFSM. No ciclo execução foi feita a seleção do modelo de Design Instrucional
ADDIE para nortear a realização das tarefas pertinentes à produção (design,
desenvolvimento, implementação) do Portal e curso modelo, bem como a coleta de
dados para o ciclo de avaliação. Neste terceiro ciclo foram realizadas duas rodadas
de testes de usabilidade nas modalidades presencial e remoto, para verificar
questões de viabilidade de implantação e índice de usabilidade do Portal utilizando o
formulário SUS; bem como a análise dos dados coletados para entrega da versão
readequada do produto e considerações finais. Esta dissertação insere-se na linha
de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, e gerou como
produto um website protótipo MOOC "Portal de Competências Informacionais do
SiB-UFSM" bem como o conteúdo modelo integrado na forma do curso em módulos
"Introdução à pesquisa I: fundamentos". | por |
dc.contributor.advisor1 | Cordenonsi, Andre Zanki | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4311327191424332 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Caregnato, Sonia Elisa | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5627209208288722 | por |
dc.contributor.referee1 | Bernardi, Giliane | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8988734339185408 | por |
dc.contributor.referee2 | Miranda, Angélica Conceição Dias | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2480208555392243 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5150919459330974 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |