Mostrar registro simples

dc.creatorVianna, Bárbara Ieger
dc.date.accessioned2019-05-02T15:34:39Z
dc.date.available2019-05-02T15:34:39Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16350
dc.description.abstractThis work follows the stages for developing an Information Literacy development Portal for the UFSM Library System, as well as a model course in three modules. The Portal was structured as a MOOC (Massive open online course) for distribution of instructional content to promote Information Literacy to UFSM's academic community. As in a MOOC, the Portal includes both locally produced content and other OER (Open Educational Resources), licensed with permission for free access, reuse, and redistribution by third parties. This study is characterized methodologically as an applied experimental action research. It was conducted according to the three cycles of action research: planning, execution and evaluation. In the planning phase, the topics of Information Literacy, the role of academic libraries (AL), MOOCs and their variants, as well as the forms of engagement for AL in this model of open access to high quality educational contents typical of the Open Learning (OL) mindset were reviewed. Also in this phase the academic community of UFSM and the diagnosis of levels of integration of Information Literacy at UFSM were contextualized. In the execution cycle, the ADDIE Instructional Design model was selected to guide the tasks related to the production (design, development and implementation) of the Portal and model course, as well as the collection of data for the Evaluation cycle. In this final cycle two rounds of usability assessments were carried out, to verify aspects of implementation feasibility and user's satisfaction, using the SUS usability scale. This dissertation is part of the Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede research line, of the Graduate Program Tecnologias Educacionais em Rede and generated as a product the prototype MOOC website "Portal de Competências Informacionais do SiB-UFSM" as well as the model course "Introdução à pesquisa I: fundamentos".eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBibliotecas universitáriaspor
dc.subjectCompetência informacionalpor
dc.subjectRecursos educacionais abertospor
dc.subjectMOOCspor
dc.subjectTecnologias educacionaispor
dc.subjectAcademic librarieseng
dc.subjectInformation literacyeng
dc.subjectOpen educational resourceseng
dc.subjectEducation technologyeng
dc.titleCompetência informacional em um contexto de educação aberta: um portal de conteúdos para o sistema de bibliotecas da UFSM - SiB-UFSMpor
dc.title.alternativeInformation literacy in an open education context: a content portal for the sistema de bibliotecas da UFSM - SiB-UFSMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a construção de um Portal de conteúdos de desenvolvimento de Competências Informacionais para o Sistema de Bibliotecas da UFSM, bem como um curso modelo em três módulos. O Portal foi elaborado para servir como plataforma, no modelo de distribuição de MOOCs (Massive Open Online Courses), de disponibilização de conteúdo instrucional para promoção da Competência Informacional nos estudantes da UFSM. Assim como nos MOOCs, o Portal comporta tanto os conteúdos produzidos localmente quanto outros REA (recursos educacionais abertos), licenciados com permissão de acesso, reuso e redistribuição por terceiros. Este estudo caracteriza-se metodologicamente como uma pesquisa-ação experimental, de natureza aplicada. Foi conduzido de acordo com os três ciclos da pesquisa-ação: planejamento, execução e avaliação. Na fase de planejamento foi feita revisão dos temas de Information Literacy, Competência Informacional, papel das bibliotecas universitárias (BUs), MOOCs e suas variantes, bem como das formas de engajamento das BUs neste modelo de acesso aberto aos conteúdos educacionais de alto nível da geração Open Learning (OL). Também nesta fase foi contextualizada a situação do Sistema de Bibliotecas da UFSM com o diagnóstico dos níveis de integração das ações de Competência Informacional na UFSM. No ciclo execução foi feita a seleção do modelo de Design Instrucional ADDIE para nortear a realização das tarefas pertinentes à produção (design, desenvolvimento, implementação) do Portal e curso modelo, bem como a coleta de dados para o ciclo de avaliação. Neste terceiro ciclo foram realizadas duas rodadas de testes de usabilidade nas modalidades presencial e remoto, para verificar questões de viabilidade de implantação e índice de usabilidade do Portal utilizando o formulário SUS; bem como a análise dos dados coletados para entrega da versão readequada do produto e considerações finais. Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, e gerou como produto um website protótipo MOOC "Portal de Competências Informacionais do SiB-UFSM" bem como o conteúdo modelo integrado na forma do curso em módulos "Introdução à pesquisa I: fundamentos".por
dc.contributor.advisor1Cordenonsi, Andre Zanki
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4311327191424332por
dc.contributor.advisor-co1Caregnato, Sonia Elisa
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5627209208288722por
dc.contributor.referee1Bernardi, Giliane
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8988734339185408por
dc.contributor.referee2Miranda, Angélica Conceição Dias
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2480208555392243por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5150919459330974por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International