Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSteffani, Evandro
dc.creatorSchulz, Marcia Seidenfuz
dc.date.accessioned2019-05-03T14:44:31Z
dc.date.available2019-05-03T14:44:31Z
dc.date.issued2013-12-06
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16361
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe time has come for the human species to become aware of environmental problems and assess its contributions and impacts to the environment. The objective of this monograph is to verify whether “the trail of the senses” is a valid way of raising awareness about the importance of nature and the need to preserve the environment. The trail , with the slogan & quot; Rediscovering Nature Through the Senses & quot, was held in two public schools in 2010 and 2013: Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Zimpel and Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha, located in the metropolitan area of Ijuí, Rio Grande do Sul. Participants were students from kindergarten, elementary and high school, teachers, staff and management teams. The trail was conducted in the classrooms where participants were presented with objects of different textures, shapes and smells, representing the natural elements, sounds representing a forest environment, as well as fans and greenhouses to represent the temperature variations. Participants entered the “trail” blindfolded and left testimonials about how they felt. The results showed that projects like this are important in the environmental awareness process, as they highlight the richness and importance of nature, and work with senses and emotions. The “trail of the senses” is an effective activity, but it needs to be held together with other permanent environmental education activities in order to truly add value and deliver its goals of raising awareness about the importance of nature in a holistic way.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectTrilha dos sentidospor
dc.subjectSensibilizaçãopor
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectTrail of the senseseng
dc.subjectAwarenesseng
dc.titleO uso da trilha dos sentidos como uma estratégia de sensibilização em ações de educação ambientalpor
dc.title.alternativeThe use of the trail of the senses as a strategy to raise awareness on environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoÉ chegado o momento de a espécie humana se conscientizar dos problemas ambientais, e procurar avaliar quais suas contribuições e impactos no meio ambiente. O objetivo da presente monografia é verificar se a trilha dos sentidos é uma ação válida para sensibilizar as pessoas sobre a importância e a riqueza da natureza e a necessidade de preservar o meio ambiente. A trilha, com o slogan “Redescobrindo a Natureza Através dos Sentidos”, foi realizada em duas escolas públicas, em 2010 e 2013: Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Zimpel e Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha, localizadas na zona urbana do município de Ijuí, Rio Grande do Sul. Participaram alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, professores, funcionários e equipes diretivas. A trilha foi realizada em salas de aula, onde foram dispostos objetos de diferentes texturas, formas e cheiros, representando os elementos naturais, bem como sons representando um ambiente de floresta, ventiladores e estufas para representar as variações de temperatura. Os participantes entraram na trilha com os olhos vendados e deixaram depoimentos sobre o que sentiram. Os resultados mostraram que projetos como este são importantes no processo de conscientização ambiental, pois ressaltam a riqueza e a importância da natureza, e trabalham sentidos e emoções. A trilha dos sentidos é uma atividade eficiente, mas que precisa ser realizada conjuntamente com outras atividades permanentes de educação ambiental, para que realmente tenham sentido e atinjam de forma íntegra seus objetivos, de sensibilizar e conscientizar sobre a importância da natureza.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto