Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDrabach, Neila Pedrotti
dc.creatorSantos, Ana Lúcia dos
dc.date.accessioned2019-05-03T14:55:19Z
dc.date.available2019-05-03T14:55:19Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16362
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractPast more than twenty years of the management school as an educational principle, the participation of the school community in the management of the school is still a challenge even more if we consider the history of the school in the management school in Brazil that didn´t enhance this practice. Aiming this, this research shows the school gymkhanas as a link to participate in the management school, from the analysis of the cooperative games as an strategy of approaching, in a public school, aiming to identify how the involvement of the school community in school gymkhanas can contribute for an increased participation in school management. As specific goals of this research we sought to understand the historical constitution of the school management, identifying the elements that configure a democratic school management; situate the importance of the team games to the participation of the community in the school; and analyze the contribution of the school gymkhanas performed in a public school to the participation of the community in the school management. For that we relied on a qualitative approach, in a case study, having as instruments data collection the direct observation and semi structured interviews with managers, teachers, parents, students and members of the local community. Through research we could identify that from the use of the cooperative games, in the form of school gymkhanas it´s possible improve our interpersonal relationships in the school environment, encourage and stimulate the participation of the school community in the collegiate and in the decisions takens necessary to the participatory management that with the incorporation of values as companionship, confidence, solidarity and cooperation resulting of this methodology, positively affect the everyday school activities and influence positively in the actions of the school management aiming to a really participatory management and consequently more democratic.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGincana escolarpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDemocratic school managementeng
dc.subjectSchool gymkhanaeng
dc.titleAs gincanas escolares enquanto elo para a participação na gestão escolarpor
dc.title.alternativeThe school gymkhanas as a link to participate in the management schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoPassados mais de vinte anos da instituição da gestão democrática enquanto princípio educacional, a participação da comunidade escolar na gestão da escola ainda é um desafio, ainda mais se considerarmos o histórico da gestão escolar no Brasil que não valorizava essa prática. Com vistas nisso, esta pesquisa aborda as gincanas escolares enquanto elo para a participação da comunidade na gestão escolar, a partir da análise da utilização de jogos cooperativos como estratégia de aproximação, em uma escola pública, visando identificar como o envolvimento da comunidade escolar em gincanas escolares pode contribuir para a sua maior participação na gestão escolar. Enquanto objetivos específicos desta pesquisa buscou-se compreender a constituição histórica da gestão escolar, identificando os elementos que configuram uma gestão escolar democrática; situar a importância dos jogos coletivos para a participação da comunidade na escola; e analisar a contribuição das gincanas escolares realizados em uma escola estadual de ensino para a participação da comunidade na gestão escolar. Para tanto apoiou-se numa abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação direta e entrevistas semi-estruturadas com gestores, professores, pais, alunos e membros da comunidade local. Através da pesquisa pode-se identificar que a partir da utilização dos jogos cooperativos, na modalidade de gincanas escolares é possível melhorar nas relações interpessoais do ambiente escolar, fomentar e estimular a participação da comunidade escolar nos colegiados e nas tomadas de decisões necessárias a gestão participativa, que com a incorporação de valores como companheirismo, confiança, solidariedade e cooperação resultantes dessa metodologia, afetam positivamente o cotidiano da escola e influenciam positivamente nas ações da gestão escolar rumo a uma gestão realmente participativa e consequentemente mais democrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto