Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMallmann, Elena Maria
dc.creatorSchlosser, Josiane Nicoloso
dc.date.accessioned2019-05-06T13:42:30Z
dc.date.available2019-05-06T13:42:30Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16376
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractLos efectos y los problemas que la violencia nombrada bullying causa son muy complejos. Esta investigación tuvo como objetivo conocer las acciones de los gestores escolares en relación al bullying, ya que ese es un tipo de violencia que causa muchos impactos en la escuela. Fue desarrollado un estudio de caso en seis escuelas públicas de la ciudad de Santa María, y fueron realizadas encuestas algo estructuradas y un estudio de los Proyectos Pedagógicos y Regimientos Internos. Como resultados, se pudo percibir que los gestores de las seis escuelas investigadas están muy preocupados con los impactos del bullying y están desarrollando estratagemas para disminuir sus efectos. Se destaca que los gestores refuerzan la necesidad de que todas las escuelas se preparen para lidiar con ese tipo de violencia, especialmente compartiendo informaciones, divulgando las políticas públicas y buscando apoyo de expertos en el tema. Así, se indica como acción necesaria para las escuelas investigadas una adecuación a los Proyectos Pedagógicos y Regimientos Internos para que haya un fortalecimiento en las ideas de prevención y en el combate a ese tipo de violencia.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectBullyingeng
dc.subjectEnseñanzaspa
dc.subjectEducaciónspa
dc.subjectGestión escolarspa
dc.subjectViolenciaspa
dc.titleO impacto do bullying na gestão escolar: estudo de caso em seis escolas públicas de Santa Mariapor
dc.title.alternativeEl impacto del bullying en la gestión escolar: estudio de caso en seis escuelas públicas de Santa Mariaspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoOs efeitos e os problemas que a violência denominada bullying causa são muito complexos. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as ações dos gestores escolares acerca do bullying, já que esse é um tipo de violência que causa muitos impactos na escola. Foi desenvolvido um estudo de caso envolvendo seis escolas públicas da cidade de Santa Maria, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas e estudo dos Projetos Pedagógicos e Regimentos Internos. Como resultados, percebe-se que os gestores das seis instituições pesquisadas estão muito preocupados em relação aos impactos do bullying desenvolvendo estratégias para minimizar seus efeitos. Destaca-se que os gestores indicam a necessidade de todas as escolas se prepararem para lidar com esse tipo de violência, especialmente compartilhando informações, divulgando as políticas públicas e buscando apoio de pessoal especializado. Desse modo, indica-se como ação necessária para as escolas pesquisadas a adequação dos Projetos Pedagógicos e Regimentos Internos fortalecendo a ideia de prevenção e combate a esse tipo de violênciapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto