Mostrar registro simples

dc.creatorSimon, Karolina Waechter
dc.date.accessioned2019-05-06T15:00:48Z
dc.date.available2019-05-06T15:00:48Z
dc.date.issued2018-08-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16380
dc.description.abstractThis study, linked to the Network Educational Technologies Management research line, the Graduate Program in Network Educational Technologies (MPTER) and the Group of Interdisciplinary Research in Education of the Federal University of Santa Maria (UFSM) started as follows problem: How do educational applications enhance the teaching of reading and writing for students with intellectual disabilities? In view of this, the following objectives were listed: 1) identify which applications are in agreement with the levels of reading and writing; 2) analyze which are the pedagogical and technical aspects that the applications must have to contemplate at the levels of reading and writing; 3) develop guidelines for the use of applications for reading and writing in the Specialized Educational Assistance - ESA, as the final product of this research. The referential of this study provided related information about the history of the education of subjects with disabilities, about reading and writing, as well as related aspects about information and communication technologies. The methodology of this project involved applied research, with a qualitative and exploratory approach. For the data collection, the field diary will be used, where for each participant subject will be recorded the observations made during the use of the applications. And this record will be based on a reference matrix built on the studies of Ferreiro and Teberosky (1986) and on her pedagogical experiences in the researcher's EEE. The analysis of the results of this investigation will be a theoretical or reflective analysis. The results of this study bring the characterization of the subjects participating in the study, the analysis of the applications selected for the present research and the guidelines for their use in Special Education. At the end of the research it was found that the applications could be thought taking into account the levels of reading and the characteristics of each of these levels. Thus, it would benefit not only subjects with intellectual disabilities, but also all other subjects at these levels of reading and writing.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLeitura e escritapor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectTICpor
dc.subjectReading and writingeng
dc.subjectIntellectual disabilityeng
dc.subjectICTeng
dc.titleDiretrizes para o uso de aplicativos de leitura e escrita na educação especialpor
dc.title.alternativeGuidelines for the use of reading and writing applications in special educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER) e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), partiu do seguinte problema: os aplicativos educacionais potencializam o ensino de leitura e de escrita para alunos com deficiência intelectual? Diante disso, foram elencados os seguintes objetivos: 1) identificar quais aplicativos estão de acordo com os níveis de leitura e escrita; 2) analisar quais são os aspectos pedagógicos e técnicos que devem ter os aplicativos para contemplar nos níveis de leitura e de escrita; 3) desenvolver diretrizes para a utilização de aplicativos para leitura e escrita no Atendimento Educacional Especializado – AEE, como produto final desta pesquisa. O referencial deste estudo trouxe informações relacionadas sobre a história da educação de sujeitos com deficiência, sobre leitura e escrita e sobre aspectos relacionados às tecnologias da informação e da comunicação. A metodologia desta dissertação consiste pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, e do tipo exploratória. Para o levantamento de dados, foi utilizado o diário de campo, onde, para cada sujeito participante, foi realizado o registro das observações realizadas durante a utilização dos aplicativos. E este registro foi realizado baseado em uma matriz de referência construída com base nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1986) e nas experiências pedagógicas no AEE da pesquisadora. A análise dos resultados desta investigação foi teórica ou reflexiva. Os resultados deste estudo trazem a caracterização dos sujeitos participantes da investigação, a análise dos aplicativos selecionados para a presente pesquisa e as diretrizes para o uso destes na Educação Especial. Ao final da pesquisa constatou-se que os aplicativos poderiam ser pensados levando em consideração os níveis de leitura escrita e as características de cada um destes níveis. Assim, beneficiaria não só os sujeitos com deficiência intelectual, mas também todos os outros sujeitos nestes níveis de leitura e escrita.por
dc.contributor.advisor1Pavão, Ana Cláudia Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7103505448590793por
dc.contributor.referee1Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261por
dc.contributor.referee2Mussoi, Eunice Maria
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2444495262060185por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3413500366035216por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International