Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSagrillo, Daniele Rorato
dc.creatorSilva, Luiz Fernando da
dc.date.accessioned2019-05-06T15:00:55Z
dc.date.available2019-05-06T15:00:55Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16381
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD ,RS, 2011.por
dc.description.abstractIn a world characterized by globalization of the economy, whose knowledge is the great capital of humanity, the demand for a citizen capable of dealing with the technologies and languages arises as a necessary requirement to enter in the society. Thus, the school management needs to be articulated to overcome the challenges of the contemporary world and to contribute, decisively, in the formation of critical and participatory people. That discussion is enlarged, through the authors' theoretical presuppositions as Demo (2007), Durkheim (1999), Gadotti (2000), Libâneo (2003), Lück (2008) among others that emphasize the importance of a human formation returned to the exercise of the citizenship. The work, in the methodological perspective of the case study, investigates as problem if: There is a relationship between the management of new technologies in school and student performance?" However, the study does not propose to discuss specific technologies or innovations in education, but has as its goal the relevance of these new technologies in the academic performance of students in the final stage of the Rui Barbosa Primary School, in the period 2005 to 2010. Thus, during the research it appears that the management of new technologies in the school environment may in fact be one of the indicators that explain the improvement of teaching and learning of that institution.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectNovas tecnologiaspor
dc.subjectDesempenho escolarpor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectNew technologieseng
dc.subjectSchool performanceeng
dc.titleGestão de novas tecnologias e desempenho escolar dos alunos: um estudo de casopor
dc.title.alternativeManagement of new technologies and performance of students: a case studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoNum mundo caracterizado pelo processo de globalização da economia, em que o conhecimento é o grande capital da humanidade, a demanda por um cidadão capaz de lidar com as tecnologias e linguagens do seu tempo coloca-se como exigência necessária para inseri-lo na sociedade. Nesse sentido, a gestão escolar precisa articular-se, frente os desafios da contemporaneidade, para que contribua, de forma decisiva, na formação de sujeitos críticos e participativos. Essa discussão amplia-se, através dos pressupostos teóricos de autores como Demo (2007), Durkheim (1999), Gadotti (2000), Libâneo (2003), Lück (2008) entre outros que destacam a importância de uma formação humana voltada ao exercício da cidadania. O trabalho, na perspectiva metodológica do estudo de caso, investiga como problemática se: “Existe relação entre a gestão de novas tecnologias no espaço escolar e o desempenho dos alunos?” Entretanto, o estudo não se propõe a discutir inovações ou tecnologias específicas no âmbito da educação, mas sim apresenta como objetivo a relevância dessas novas tecnologias no desempenho escolar dos estudantes da última etapa do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, no período de 2005 a 2010. Assim, ao longo da pesquisa verifica-se que a gestão de novas tecnologias no ambiente escolar pode ser de fato um dos indicadores que explicam a melhora do ensino e da aprendizagem dessa instituição.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto