dc.contributor.advisor | Sagrillo, Daniele Rorato | |
dc.creator | Silva, Luiz Fernando da | |
dc.date.accessioned | 2019-05-06T15:00:55Z | |
dc.date.available | 2019-05-06T15:00:55Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16381 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD ,RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | In a world characterized by globalization of the economy, whose knowledge is the
great capital of humanity, the demand for a citizen capable of dealing with the
technologies and languages arises as a necessary requirement to enter in the
society. Thus, the school management needs to be articulated to overcome the
challenges of the contemporary world and to contribute, decisively, in the formation of
critical and participatory people. That discussion is enlarged, through the authors'
theoretical presuppositions as Demo (2007), Durkheim (1999), Gadotti (2000),
Libâneo (2003), Lück (2008) among others that emphasize the importance of a
human formation returned to the exercise of the citizenship. The work, in the
methodological perspective of the case study, investigates as problem if: There is a
relationship between the management of new technologies in school and student
performance?" However, the study does not propose to discuss specific technologies
or innovations in education, but has as its goal the relevance of these new
technologies in the academic performance of students in the final stage of the Rui
Barbosa Primary School, in the period 2005 to 2010. Thus, during the research it
appears that the management of new technologies in the school environment may in
fact be one of the indicators that explain the improvement of teaching and learning of
that institution. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Novas tecnologias | por |
dc.subject | Desempenho escolar | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | New technologies | eng |
dc.subject | School performance | eng |
dc.title | Gestão de novas tecnologias e desempenho escolar dos alunos: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | Management of new technologies and performance of students: a case study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Num mundo caracterizado pelo processo de globalização da economia, em
que o conhecimento é o grande capital da humanidade, a demanda por um cidadão
capaz de lidar com as tecnologias e linguagens do seu tempo coloca-se como
exigência necessária para inseri-lo na sociedade. Nesse sentido, a gestão escolar
precisa articular-se, frente os desafios da contemporaneidade, para que contribua,
de forma decisiva, na formação de sujeitos críticos e participativos. Essa discussão
amplia-se, através dos pressupostos teóricos de autores como Demo (2007),
Durkheim (1999), Gadotti (2000), Libâneo (2003), Lück (2008) entre outros que
destacam a importância de uma formação humana voltada ao exercício da
cidadania. O trabalho, na perspectiva metodológica do estudo de caso, investiga
como problemática se: “Existe relação entre a gestão de novas tecnologias no
espaço escolar e o desempenho dos alunos?” Entretanto, o estudo não se propõe a
discutir inovações ou tecnologias específicas no âmbito da educação, mas sim
apresenta como objetivo a relevância dessas novas tecnologias no desempenho
escolar dos estudantes da última etapa do ensino fundamental da Escola Municipal
de Ensino Fundamental Rui Barbosa, no período de 2005 a 2010. Assim, ao longo
da pesquisa verifica-se que a gestão de novas tecnologias no ambiente escolar pode
ser de fato um dos indicadores que explicam a melhora do ensino e da
aprendizagem dessa instituição. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |