Inflação sob a perspectiva da educação financeira escolar nos anos finais do ensino fundamental
Abstract
A Educação Financeira Escolar é um conjunto de estratégias e ações desenvolvidas dentro do ambiente escolar com o objetivo de convidar o aluno a refletir a partir de um pensamento matemático e multidisciplinar sobre acontecimentos financeiros e econômicos, que influenciam na sua vida, na organização e planejamento orçamentário das famílias e da sociedade, em geral. Diante deste contexto, objetiva-se analisar entendimentos matemáticos e não matemáticos a partir dos registros de representação semiótica mobilizados por alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental ao desenvolverem tarefas que envolvam a noção de inflação. Para tanto, fundamenta-se nos pressupostos da Educação Financeira Escolar, enfatizando dimensões Social, Familiar e Pessoal, assim como, os eixos temáticos: I - Noções básicas de finanças e economia, II- Finanças pessoal e familiar, III - As oportunidades, os riscos e as armadilhas na gestão do dinheiro numa sociedade de consumo; e IV - As dimensões sociais, econômicas, políticas, culturais e psicológicas que envolvem a Educação Financeira; propostos por Silva e Powell (2013), bem como, o convite à reflexão, a conexão didática, a dualidade e a lente multidisciplinar como princípios para o planejamento de um Ambiente de Educação Financeira Escolar, segundo Muniz (2016). Além dos registros de representação semiótica de Duval (2012). Na perspectiva metodológica, adotam-se os pressupostos da pesquisa qualitativa, seguindo princípios da análise de conteúdo e toma-se como fonte de produção de dados uma sequência didática composta por seis tarefas. A primeira tarefa enfatiza conhecimentos dos alunos sobre o tema inflação, a segunda e a terceira abordam a inflação a partir do custo da cesta básica. A quarta tarefa evidencia o índice oficial de inflação do Brasil, a quinta requer a análise da inflação de demanda e a sexta da inflação de custos. Com base na análise dos dados consideram-se três categorias, a saber: “Entendimentos sobre Inflação”, “Hábitos de consumo/Tomada de Decisão” e “Conceitos/Conteúdos relacionados à Matemática Financeira e Estatística”. A partir de um AEFE constata-se aspectos matemáticos relacionados com conteúdos/conceitos de matemática financeira e estatística como: custo médio, índice de inflação e tratamento da informação; e, aspectos não-matemáticos a partir de conceitos econômicos de inflação de demanda, de custo e inercial, desinflação e deflação. Também, revelam-se hábitos e costumes das famílias, diante de situações econômico-financeiras que envolvem tomada de decisão, categorizados em sociocultural, comportamental e econômico-financeiro.
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