dc.contributor.advisor | Michels, Ademar | |
dc.creator | Grzeca, Mauricio | |
dc.date.accessioned | 2016-05-23T14:29:44Z | |
dc.date.available | 2016-05-23T14:29:44Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1639 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos, EaD, RS, 2014. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Eficiência energética | por |
dc.subject | Motores | por |
dc.subject | Válvulas | por |
dc.title | Análise de eficiência energética de motores automotivos de oito e dezesseis válvulas | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Quaraí, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos, EaD | por |
dc.description.resumo | As indústrias automotivas estão investindo em novas tecnologias, no objetivo de tornar seus produtos mais competitivos. Uma alternativa utilizada para aumentar a potência dos automóveis é a utilização de motores com maior número de válvulas por cilindro de combustão. Motores com esta característica tendem a apresentar seu torque máximo em rotações mais elevadas, o que resulta em uma potência final maior. Analisando as características técnicas dos motores dos modelos de automóveis mais vendidos no país, percebe-se que os automóveis com quatro válvulas por cilindro apresentam um incremento de potência superior ao incremento de rotação do motor. Percebe-se também que o aumento de potência é maior em motores de maior cilindrada. Conclui-se que, em regime de potência máxima, os motores que utilizam maior número de válvulas são mais eficientes, principalmente em cilindradas maiores. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |