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dc.contributor.advisorAraujo, Luiz Ernani Bonesso de
dc.creatorLorenzett, Daniel Benitti
dc.date.accessioned2014-04-24
dc.date.accessioned2014-04-24T11:45:27Z
dc.date.available2014-04-24T11:45:27Z
dc.date.issued2013-11-18
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/163
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis paper aims to examine the inclusion of environmental issues in the curriculum of undergraduate degree courses offered in a teaching center of a federal university. To develop the study, an analysis of the programs of disciplines of the courses studied by means of a qualitative research documentary. The results show that of the 17 courses analyzed five haven’t any documented evidence of insertion of thematic environmental education in their disciplines, and 647 subjects analyzed only 21 of them present such evidence. These results point to a low insertion documented environmental education in the menus of the subjects of these courses, which demonstrates the need for changes in programs of disciplines these courses in order to highlight the need for greater integration of environmental issues in the curriculum of higher education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertoeng
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectQualidade ambientalpor
dc.subjectEducação ambiental no ensino superiorpor
dc.titleAnálise da inserção da temática ambiental no Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSMpor
dc.title.alternativeAnalysis of integration of environmental issues at the Center for Social Sciences and Humanities of the UFSMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Sepé, RS, Brasilpor
dc.degree.levelEspecializaçãopor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar a inserção da temática ambiental no currículo dos cursos superiores de graduação oferecidos em um centro de ensino de uma Universidade Federal. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma análise no ementário das disciplinas dos cursos estudados, por meio de uma pesquisa documental qualitativa. Os resultados apontam que dos 17 cursos analisados, cinco não apresentam documentada a inserção da temática em suas disciplinas, e das 647 disciplinas analisadas apenas 21 delas apresentam esse indício. Esses resultados apontam para uma baixa inserção documentada da educação ambiental nas ementas das disciplinas dos referidos cursos, o que demonstra a necessidade de implementar mudanças no programa das disciplinas, afim de evidenciar uma maior inserção da temática ambiental no currículo dos cursos da educação superior.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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