dc.contributor.advisor | Pinheiro, Damaris Kirsch | |
dc.creator | Silveira, Tatiana Reimann da | |
dc.date.accessioned | 2019-05-07T12:34:17Z | |
dc.date.available | 2019-05-07T12:34:17Z | |
dc.date.issued | 2011-12-02 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16407 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Human activities have altered the landscape and the chemical composition of soil, water and air, causing changes in the planet´s climate. Certainly, due to global climate change, there will be physical changes, chemical and biological composition of the soil and in its coverage. The concern with these changes in climate and soil can be remedied and even prevented through environmental education projects that affect the school community and be an influence in society. In this work, we intend to develop the awareness of high school students, course and school community of the State Institute of Sapiranga, school located in the city of Sapiranga, RS, promoting reflection about the environmental aspects, both climate change and changes in soil . Thus, using one of the area located in the schoolyard, it is possible to observe the impacts caused by deforestation, erosion and practices exercised by the neighborhood as growing food and timber cutting. However, we seek to reverse some points and create alternatives that make the society in general think about environmental issues, the changes that have been caused in the ecosystem and can be decreased, improving environmental education projects and generating knowledge about the sources of heating global deforestation, garbage accumulation, depletion and loss of soil by erosion. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Solos | por |
dc.subject | Mudanças climáticas | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Soils | eng |
dc.subject | Climate change | eng |
dc.title | Educação ambiental: possibilidade no controle de impactos ambientais e conservação do solo | por |
dc.title.alternative | Environmental education: control possibilities of the environmental impacts and soil conservation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | As atividades antrópicas têm alterado a paisagem e a composição química dos solos, água e ar atmosférico, causando mudanças no clima do planeta. Certamente, devido às mudanças climáticas globais, ocorrerão modificações físicas, químicas e biológicas na composição do solo e em sua cobertura. A preocupação com essas mudanças no clima e solo podem ser remediadas e até evitadas através de projetos de educação ambiental que atinjam a comunidade escolar e repercutam na sociedade. Neste trabalho, pretende-se desenvolver a conscientização de alunos de ensino médio, curso normal e comunidade escolar do Instituto Estadual de Sapiranga, escola localizada na cidade de Sapiranga, RS, promovendo reflexões sobre os aspectos ambientais, tanto as mudanças climáticas quanto alterações no solo. Assim, utilizando uma parte da área localizada no pátio da escola, é possível observar os impactos causados pelo desmatamento, erosão e práticas exercidas pela vizinhança no cultivo de alimentos e no corte de madeira. Contudo, busca-se reverter alguns pontos e criar alternativas que façam a sociedade em geral pensar nas questões ambientais, nas alterações que vem sendo causadas no ecossistema e que podem ser diminuídas, aprimorando projetos de educação ambiental e gerando conhecimento com relação às fontes do aquecimento global, desmatamento, acúmulo de lixo, empobrecimento e perda do solo pelo processo de erosão. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |