Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMunhóz, Maria Alcione
dc.creatorSilva, Miriani Cargnelutti de Souza
dc.date.accessioned2019-05-07T13:21:41Z
dc.date.available2019-05-07T13:21:41Z
dc.date.issued2012-12-15
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16414
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe study was titled "The School Archive While Pedagogical Space," which involves a literature search, combined with field research, which developed in a public school in the town of Cruz Alta - RS. This is about organization and conservation of the collection of documents within the educational establishment. Which serves administrators, faculty, staff, students and school community. This research aims at investigating the forms of organization and offer new alternatives, which may facilitate users' access to information. For this research used a qualitative approach and methodology in the literature, we sought to support authors that reference on the subject, combined with a case study, in an interview, aimed at faculty, staff and students and community school, which should be studied and analyzed, and thus offer alternatives as a way of organizing archival documents, transcripts, certificates, newsletters, folders pupils, minutes and other documentation that are part of everyday school life, and its importance in preserving the information contained thereineng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectOrganizaçãopor
dc.subjectArquivo escolarpor
dc.subjectArquivísticaspor
dc.subjectEspaço pedagógicopor
dc.titleO arquivo escolar enquanto espaço pedagógicopor
dc.title.alternativeThe school file as a pedagogical spaceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão em Arquivos, EaDpor
dc.description.resumoO estudo teve como título “O Arquivo Escolar Enquanto Espaço Pedagógico”, o qual envolve uma pesquisa bibliográfica, aliada a uma pesquisa de campo, que se desenvolveu em uma escola pública na cidade de Cruz Alta – RS. Trata sobre organização e conservação do acervo de documentos dentro do estabelecimento de ensino. A qual serve a gestores, professores, funcionários, alunos e comunidade escolar. Este trabalho de pesquisa procurou verificar as formas de organização e oferecer novas alternativas, que possam facilitar o acesso de usuários a informação. Para a realização desta pesquisa foi usada uma metodologia de abordagem qualitativa e na pesquisa bibliográfica, buscou-se suporte em autores que referenciam sobre o tema, aliada a um estudo de caso, em forma de entrevista, direcionada a professores, funcionários e alunos e comunidade escolar, as quais deverão ser estudados e analisados, e, assim oferecer alternativas arquivísticas como forma de organização de documentos, históricos escolares, atestado, boletins, pastas de alunos, atas e demais documentação que fazem parte do cotidiano escolar, e, sua importância em preservar a informação contida nos mesmos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão em Arquivos - EaD [245]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão em Arquivos - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto