Mostrar registro simples

dc.creatorFuzer, Cristiane
dc.date.accessioned2019-05-07T13:28:36Z
dc.date.available2019-05-07T13:28:36Z
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationFUZER, Cristiane et al. Didática do português. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16415
dc.descriptionMaterial Didático Cursos EaD NTE - Curso de Letras Português e Literaturaspor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectPortuguêspor
dc.subjectDidática do portuguêspor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.titleDidática do Portuguêspor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoA disciplina de Didática do Português é composta por 5 unidades. A unidade A, Contexto educacional, nesta unidade o aluno vai ter acesso às principais informações sobre o sistema educacional vigente em nosso país. Terá acesso também às bases legais para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Educação Básica, disciplinas que o aluno, após formado, poderá ministrar. O conhecimento do contexto educacional do país onde se vai atuar é parte integrante da preparação didática do profissional em Letras. Na unidade B, Didática, os objetivos são apresentar o objeto de estudo da Didática, suas principais concepções e operações; apresentar um panorama das principais tendências pedagógicas; refletir sobre competências necessárias para se conduzir o processo ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea. Na unidade C, Ensino da língua portuguesa, os objetivos são propiciar reflexões sobre a representação do professor de Português na sociedade brasileira; refletir sobre os tipos de ensino de língua; apresentar noções de letramento. Na unidade D, Metodologias de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, os objetivos são sistematizar propostas metodológicas para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa em termos de leitura, literatura, produção de textos e análise linguística; compreender as atividades de análise linguística como uma ferramenta importante para a prática da leitura e da produção de textos; identificar as concepções de linguagem e ensino subjacentes às propostas metodológicas e as possibilidades de letramento mediante o uso destas metodologias. Por fim, a unidade E, Organização, execução e avaliação do processo ensino-aprendizagem, os objetivos são identificar as finalidades dos materiais didáticos e conhecer critérios para sua avaliação; verificar a importância do planejamento em seus três níveis: plano da escola, plano de ensino e plano de aula; refletir sobre a importância da avaliação no processo ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto